Prefeitura de Linhares realiza mutirão contra a dengue neste sábado (19), no bairro Shell

A ação vai contar com a participação da Secretaria de Serviços Urbanos. Os materiais inservíveis de maior volume serão recolhidos com o auxílio de um caminhão caçamba. Fotos: Secom/Prefeitura de Linhares

Alerta conta a dengue em Linhares. Neste sábado (19), a Secretaria Municipal de Saúde realiza um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, o transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, na região conhecida como Pó do Shell, no bairro Shell.  A ação vai começar às 7h30 e se estender até as 13 horas.

De acordo com a Vigilância em Saúde do município, a região entre os bairros Shell e Novo Horizonte (BNH) está apresentando um alto índice de infestação do mosquito transmissor de doenças.

“Por isso, vamos realizar, neste dia, o mutirão para combater esse inimigo. Solicitamos aos moradores que recebam bem os nossos agentes, e, no dia a dia, eliminem todos os recipientes que tenham ou possam ter água parada e que possam ser um criadouro do mosquito. Queremos vencer a guerra contra a dengue e outras doenças provocadas pelo Aedes aegypti”, apelou o assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana.

No mutirão, os agentes de controle de endemias vão fazer visitas domiciliares com remoção de recipientes inservíveis para destinação final e abordagem educativa aos moradores quanto aos cuidados e prevenção. Na ocasião, será feita também a aplicação do inseticida UBV Costal (fumacê).

A ação vai contar com a participação da Secretaria de Serviços Urbanos. Os materiais inservíveis de maior volume serão recolhidos com o auxílio de um caminhão caçamba.

Casos da dengue

Entre janeiro e a primeira quinzena de fevereiro de 2022, o município de Linhares notificou 295 casos de dengue com a confirmação de 92 deles e mais 25 sob investigação. No mesmo período em 2021, foram 219 notificações com 110 casos confirmados.

Durante todo o ano de 2021, Linhares registrou 5.609 casos da doença, sendo que deste total, 3.156 foram confirmados para a dengue. Houve o registro de um óbito. Os bairros com a maior incidência da doença foram o Interlagos (1.180 casos), Santa Cruz (535) e Aviso, com 442 casos. Este ano, os casos têm sido crescentes nos bairros Santa Cruz, Interlagos e Novo Horizonte.

Entre janeiro e a primeira quinzena de fevereiro de 2022, o município de Linhares notificou 295 casos de dengue com a confirmação de 92 deles e mais 25 sob investigação. No mesmo período em 2021, foram 219 notificações com 110 casos confirmados.

Medidas simples de prevenção

A secretaria municipal de Saúde reforça o pedido à população quanto aos cuidados preventivos. A orientação é criar uma rotina diária ou semanal para evitar a proliferação do mosquito, adotando medidas de limpeza.

O mosquito tem hábitos domésticos. Ele se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências.

Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas e recipientes que acumulam água na geladeira, por exemplo.

Os mosquitos são mais ativos no verão porque as temperaturas altas e a umidade características dessa estação favorecem a proliferação. Além disso, são bem adaptáveis às áreas urbanas.