Excesso de chuva prejudica balneabilidade em praias de Pontal e Regência

Os pontos localizados no Porto e na Avenida Careba da Vila de Regência, além do Riozinho em Pontal do Ipiranga, estão impróprios para banho

Por consequência da grande quantidade de chuvas registrada em Linhares nas últimas horas, a balneabilidade das praias do município também foi afetada. Dos sete pontos avaliados, três estão impróprios para banho, conforme resultados de análises feitas das amostras das águas coletadas na última segunda-feira (14). Linhares foi o município capixaba que registrou um acumulado de 128 milímetros de chuva no início da semana.

O Riozinho do Pontal é um dos pontos que está impróprio para banho. Foto: Felipe Reis.

Segundo a bióloga Paula Durão Gama, da secretaria municipal de Meio Ambiente de Linhares, a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade da água das praias, considerando que acontece maior carregamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares.

“Chuvas de maior intensidade podem interferir nas condições de banho dos pontos analisados. Aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos, inundações nas áreas de pastagens e adensamento urbano são outros fatores que também podem comprometer a balneabilidade”, explica a bióloga. 

Ela destaca que, com a perspectiva de tempo firme e com a estiagem prevista para o período de Carnaval, é possível que a situação seja normalizada e os pontos voltem a se tornar próprios para banho.

Próprios e Impróprios

Linhares conta com cinco pontos próprios para banho, conforme o monitoramento de balneabilidade realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, válido até o próximo dia 25 de fevereiro.

De acordo com o resultado, Regência conta apenas com a Reserva Biológica de Comboios – REBIO apta para banho. Em Pontal do Ipiranga são três pontos: Avenida das Luas, Avenida Netuno e Avenida Júpiter.

Já os pontos localizados no Porto e na Avenida Careba da Vila de Regência, além do Riozinho em Pontal do Ipiranga, estão impróprios para banho. A recomendação é que os banhistas não entrem na água nesses locais.

A secretaria informa que, em Povoação não houve coleta nesta semana devido à cheia do Rio Doce que deixou a estrada de acesso ao balneário interditada.