Prefeitura lança edital para composição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, lançou nesta quinta-feira (17), o edital de convocação para composição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) para o biênio 2022/2023. O lançamento aconteceu no auditório do Sicoob, no bairro Conceição.

O lançamento aconteceu no auditório do Sicoob, no bairro Conceição. Fotos: Felipe Reis.

De acordo com a secretaria, a previsão é que o documento seja publicado no site oficial do município no próximo dia 22 de fevereiro. Conforme o edital, poderão participar do processo eleição representantes do Poder Público Municipal e da Sociedade Civil.

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, destaca que o conselho é de extrema importância para ampliar e fortalecer as políticas públicas em favor da mulher no município. “O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é a instância mais importante de participação popular na construção de políticas públicas voltadas para esse público. Precisamos avançar na construção e fortalecimento de ações que visam à proteção da mulher, principalmente as mais vulneráveis. Para que isso aconteça é preciso compor o conselho com pessoas sérias e competentes”, afirmou.

Luciana Mantovaneli Amorim – secretária municipal de Assistência Social

“Sabemos que muitos são os desafios para a efetivação de políticas públicas em favor das mulheres, por isso, a implantação desse conselho se faz urgente para proposição de ações que fortaleçam essa política. Acredito que com a participação da sociedade civil que traz o olhar próprio de quem vivencia as situações cotidianas que afetam as mulheres, a construção da atenção a elas se torna mais assertivas”, ressaltou a gerente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Milla Pião Moreira.

Milla Pião Moreira – gerente do SUAS

O momento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Roque Chile, da vereadora, Therezinha Vergna, da secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, da gerente do SUAS, Milla Pião Moreira, do diretor executivo do Sicoob, Alair Giuriato, da diretora operacional do Sicoob, Michele Calmon Manzoli, além de representantes da sociedade civil.

Sobre o Comdim

O Conselho Municipal Dos Direitos da Mulher (Comdim) é um órgão consultivo, mobilizador, fiscalizador, propositivo e deliberativo e deliberativo vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social nos assuntos voltados às questões de gênero. O Comdim tem a finalidade de assegurar à mulher o exercício pleno de sua participação e integração no desenvolvimento econômico, social, político e cultural.

O Comdim é composto por 12 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo que 6 (seis) representantes do Poder Público Municipal e 6 (seis) representantes da Sociedade Civil.