Meio Ambiente resgata cães após denúncia de maus-tratos no bairro Nova Esperança
No início da tarde desta terça-feira (15), uma cadela e um filhote foram resgatados no bairro Nova Esperança, após denúncias de maus-tratos registrados junto ao Apoio Independente aos Protetores dos Animais (AIPA), que, imediatamente, comunicou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

Desde segunda-feira (14), a equipe – formada por servidores do Departamento de Bem-Estar Animal, de Fiscalização Ambiental, da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e da Guarda Civil Municipal (GCM) – tenta o resgate dos animais, sendo possível após contato com a tutora, que fez a entrega voluntária dos cães.
Conforme a Semam, os animais estavam magros, sem alimentação e água para consumo. “Nesse caso específico, de entrega voluntária, não será lavrada notificação à antiga tutora”, informa a diretora do Departamento de Fiscalização Ambiental da Semam, Jamara Silva.

De acordo com Jamara, em caso de resgate, sem entrega voluntária, o responsável/tutor estará sujeito à multa no valor de até R$ 4,4 mil por animal encontrado em situação de maus-tratos. O indivíduo também pode ser penalizado com até 4 anos de detenção em regime fechado.
Os cães resgatados foram encaminhados à Unidade de Vigilância em Zoonoses, no bairro Três Barras, para atendimento veterinário e, posteriormente, irão para um lar permanente, após adoção já realizada.
Canais de denúncias
Para denunciar casos de maus-tratos a animais ou atividades ambientais irregulares, basta acessar o campo “Denúncias Ambientais”, no site oficial da Prefeitura de Linhares, ou o link: https://linhares.sislam.com.br/solicita_denuncia_fiscalizacaos/new_externo. Não há necessidade de login ou de identificação.
Para proceder com seu alerta, basta clicar na aba “Nova Solicitação”, clicar em “Denúncia” e selecionar da atividade a ser denunciada. É possível também inserir fotos e outros arquivos que contribuem para a identificação a atividade irregular.
A população também pode contribuir com a ação da equipe de Fiscalização, denunciando os casos por meio do telefone (27) 3372 2067.