Covid-19: vacinação diminui internação entre as crianças em Linhares

Para facilitar a imunização infantil contra a Covid-19, em Linhares, a Secretaria de Saúde está disponibilizando aos pais e responsáveis por crianças de 5 a 11 anos, 31 salas de vacinação nos bairros e no interior do município. O atendimento é 7h30 as 16h, sem agendamento. Fotos: Secom/Felipe Tozatto.

Um levantamento realizado pela secretaria municipal de Saúde mostra que 6% do público-alvo de 5 a 11 anos em Linhares testou positivo para o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, o total de casos de Covid nesta faixa etária é de 1.162 registros.

Destes, mais da metade só neste ano de 2022. Foram 599 casos diagnosticados de janeiro até agora, na segunda quinzena de fevereiro.  Neste momento, nenhuma criança está internada no Hospital Geral de Linhares (HGL), por Covid-19.

A explicação é unânime entre os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia: a vacina protege contra o estágio mais agudo da doença, reduzindo drasticamente o número de internações e óbitos.

“Devemos vacinar, sim, as crianças. A vacina reduz em quase 100% o índice de internações. Estudos mostram que a Covid foi a doença que mais matou crianças por doenças que poderiam ser evitadas com a vacina. Levantamentos indicam uma resposta positiva em 90% após as duas doses. Depois de tomar a vacina, os eventos adversos são comuns e tranquilos, como dor no braços, corpo, vômito e febre. Não há registro de morte de criança após a vacina contra a Covid. Orientamos aos pais que analisem o risco da doença e o benefício da vacina”, pontuou a Dra. Bárbara Agrizzi, coordenadora médica da Upa Infantil 24 Horas em Linhares.

Vacinação

Para facilitar a imunização infantil contra a Covid-19, em Linhares, a Secretaria de Saúde está disponibilizando aos pais e responsáveis por crianças de 5 a 11 anos, 31 salas de vacinação nos bairros e no interior do município. O atendimento é 7h30 as 16h, sem agendamento.

Mas, os papais e mamães que não têm tempo durante o dia, pode utilizar três dias da semana para vacinar as crianças à noite. As unidades do Caic (Interlagos), Planalto e Bebedouro atendem até às 8 da noite, também por livre demanda.

Segundo a equipe técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas passaram por três testes antes da liberação. Portanto, são seguras, eficazes e fundamentais para proteger as crianças contra o coronavírus.

A Prefeitura de Linhares tem criado toda a logística no sentido da disposição de profissionais e unidades disponíveis para a aplicação da vacina em diversas ações.

“É importante, neste momento, intensificar a vacinação das crianças para que não sejamos novamente surpreendidos. É um momento de cautela, de buscar as informações sobre todos os estudos que foram feitos e a segurança da vacina para que eles possam procurar as unidades de saúde. Pedimos, mais uma vez, a compreensão e o apoio dos pais no sentido de vacinar as crianças”, reforçou o secretário de Saúde de Linhares, Saulo Meirelles.

Crianças vacinadas

Linhares vacinou até agora 5.185 crianças de 5 a 11 anos de idade. O público-alvo nessa faixa etária é de 19.060 menores.

O município começou a campanha infantil no último dia 19 de janeiro, aplicando a vacina, inicialmente, em crianças com comorbidades de 5 a 11 anos e crianças sem comorbidades com 11 anos de idade, em um mutirão. Mas, logo passou a ofertar o imunizante para todas as faixas de 5 a 11 anos. Hoje, a vacina está disponível para todas as faixas de idade em todas as unidades de saúde.

Importante

Vale lembrar, que os pais e/ou responsáveis devem observar os cartões de vacinação das crianças, uma vez que o intervalo de qualquer vacina de rotina tem que obedecer 15 dias para vacinação contra a Covid-19.  Se a criança tiver sintomas gripais, é necessário aguardar 30 dias, após o início dos sintomas, para receber o imunizante.