Patrulha Escolar da Prefeitura intensifica ações no retorno às aulas presenciais em Linhares

Desde o início do ano letivo, a secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), tem intensificado os trabalhos da Patrulha Escolar para o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede municipal de Linhares.

O patrulhamento garante a segurança dos alunos e dos profissionais da Educação, principalmente nos horários de maior fluxo, como a entrada, intervalos e saída dos estudantes.

Além do reforço no patrulhamento, a Secretaria Municipal de Segurança tem instalado novos sistema de alarmes e câmeras de videomonitoramento nas escolas da rede municipal de Linhares, que começou a ser implantado em setembro de 2021.

“Todo esse trabalho tem como objetivo promover um ambiente propício para o ensino e aprendizagem dos alunos, preservando o bem-estar dos estudantes e dos profissionais da Educação. É importante que a comunidade escolar se sinta confortável e segura com a presença dos agentes”, destaca o diretor da GCM, Luciano Tiago.

Atuação e denúncias

Os agentes da Guarda Civil Municipal realizam o patrulhamento preventivo no entorno das escolas de segunda a sexta-feira, das 6 às 18 horas. Os profissionais também atuam nas comunidades e, quando necessário, os trabalhos contarão, ainda, com o apoio da Polícia Militar.

Qualquer identificação da presença de pessoas suspeitas nas unidades de ensino deve ser comunicada à Guarda Civil Municipal pelo telefone 153, ou à Polícia Militar, no 190.

Sistema de alarme

Para reforçar a segurança patrimonial na rede municipal de ensino de Linhares, iniciou-se, em setembro do ano passado, a instalação do sistema de alarmes e câmeras de videomonitoramento nas escolas. A primeira unidade de ensino que recebeu os equipamentos foi a Emef Prefeito Roberto Calmon, no bairro Aviso.

Além do sistema, duas viaturas estarão em pontos estratégicos para atender essas demandas, somando as que já fazem diariamente a ronda ostensiva nas escolas. Todas as unidades de ensino localizadas do município receberão o sistema de segurança. A previsão é de que o serviço seja concluído no primeiro semestre deste ano.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares.