Assistência Social realiza serviço de abordagem social em Pontal do Ipiranga

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem intensificado os serviços de abordagem social a pessoas em situação de rua. Na manhã desta terça-feira (1), a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social, com o apoio da Guarda Civil Municipal, atuou nas ruas e avenidas do balneário de Pontal do Ipiranga.

Na ocasião, sete pessoas – que utilizavam os espaços públicos como forma de moradia ou sobrevivência –, foram abordadas e encaminhadas ao Serviço de Acolhimento para População Adulta e Pessoas em Situação de Rua – Casa de Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis.

“A abordagem permite que as pessoas em situação de rua tenham acesso a diferentes serviços ofertados pela rede municipal, como a Casa de Acolhida, o Centro de Centro de Referência Especializado de Assistência Social [o CREAS], que contempla um amplo trabalho de proteção social de pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica a secretária de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim.

Abordagem social

A equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social conta com profissionais que atuam como Assistente Social, Psicólogo e Educador Social, que identificam as necessidades das pessoas em situação de rua, colocando-as em contato com serviços que possibilitem sua reinserção familiar e social.

São diversos os grupos de pessoas que vivenciam o cotidiano das ruas em Linhares: desempregados, egressos dos sistemas penitenciários, psiquiátricos, dependentes químicos, migrantes e os conhecidos “trecheiros” (pessoas que transitam de uma cidade a outra a pé, pedindo carona ou se deslocando com passagem de viagem concedida por entidades assistenciais).

O serviço pode ser acionado pela população através do telefone (27) 3372 2099, em casos de pessoas em situação de rua ou de crianças exercendo o trabalho infantil.