Cheia do Rio Doce: Unidade de Vigilância em Zoonoses acolhe animais resgatados em Linhares

Animais pertencentes às famílias impactadas pela cheia do rio Doce foram resgatados, desde a última segunda-feira (10), quando começaram as ações de socorro aos moradores. Até o momento, 10 cães adultos e quatro filhotes foram acolhidos na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Prefeitura de Linhares, localizada no bairro Três Barras.

Animais estão acolhidos na Unidade de Vigilância em Zoonoses. Foto: Felipe Tozatto/PML.

O resgate dos pets foi feito pela força-tarefa, que inclui equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Na UVZ, os animais recebem alimentação diária e assistência veterinária, e ficarão abrigados até as famílias retornarem para suas casas. No caso de não retirada dos animais, eles serão colocados para adoção responsável.

Resgate de animais realizado em áreas inundadas no interior de Linhares. Foto: CBMES.

A veterinária e responsável técnica da UVZ, Marcelle de Almeida Amaral, destacou que ao iniciarem o retorno às suas residências, os moradores não devem abandonar seus animais, caso contrário, eles serão colocados para o processo de adoção responsável.

“Esse é um momento em que todos devem se unir para dar assistência às pessoas afetadas pela cheia do rio, inclusive os animais de estimação, que não têm condições de defesa diante de situações de calamidade como esta. Aqui eles estão seguros e protegidos, e assim que houver condições adequadas, poderão retornar aos seus lares”, destaca Marcelle.