Meio Ambiente convoca entidades para reunião sobre criação de unidade de conservação em Regência

Primeira reunião vai apresentar o Estudo de Viabilidade para a criação de unidade de conservação no distrito e na comunidade de Entre Rios.

Na próxima quarta-feira, dia 19, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam), juntamente com a empresa contratada para executar o estudo de viabilidade técnica, promove uma reunião no distrito de Regência e comunidade de Entre Rios para apresentar o plano de trabalho e o processo de licenciamento ambiental, destinados à criação da unidade de conservação do balneário.

Atualmente é realizado o levantamento das informações para o diagnóstico, que indicará a possibilidade ou não de criação da Unidade de Conservação em Regência. Foto: Felipe Tozatto/PML.

O encontro acontece a partir das 16 horas, no Centro Ecológico de Regência. Para a primeira reunião, a Semam convoca entidades e representantes de instituições atuantes no distrito a fim de conhecerem o plano, cujo estudo é executado com recursos de compensação ambiental direcionados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Ao todo serão realizados cinco encontros e uma consulta pública. Após a consulta pública, o estudo indicará a viabilidade ou não da criação da UC. “Atualmente é executada a fase de levantamento das informações preliminares para o diagnóstico. Em breve, os moradores serão convocados para participarem dos encontros, momento em que terão a oportunidade de contribuir com o estudo a fim de aprimorarmos a proposta de criação da unidade”, explica a bióloga e assessora técnica da Semam, Paula Durão Garcia.

A reunião seguirá todas as orientações das autoridades sanitárias para evitar a disseminação da Covid-19. Portanto, é necessário o uso de máscara, álcool 70% para higienização das mãos e que se mantenha o distanciamento.

Unidade de Conservação

Uma Unidade de Conservação (UC) é criada por ato do poder público, seja ele federal, estadual ou municipal, em resposta, geralmente, a uma demanda da sociedade para proteção de áreas de importância biológica e cultural, de beleza cênica ou mesmo para assegurar o uso sustentável dos recursos naturais.

E para a criação da Unidade de Conservação Municipal (UCM) em Vila de Regência, equipes da empresa contratada para executar o estudo estão aplicando questionários junto aos moradores do balneário a fim de identificar pontos relevantes que vão estruturar o estudo de viabilidade técnica, que será executado com recursos de Compensação Ambiental destinados pelo Iema.