Cheia do rio Doce: vice-prefeito de Linhares se reúne com Coordenadoria de Proteção Civil para alinhar ações

O vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, esteve reunido nesta terça-feira (11), com o grupo de trabalho emergencial da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), formado para pontuar as ações para mitigar os efeitos das cheias do Rio Doce. Um dos assuntos em pauta foi o impacto causado nas estradas em decorrência das fortes chuvas, assim como a segurança das famílias afetadas.

Fotos: SECOM/Felipe Reis.

A coordenadoria de pronta-resposta, criada pela Prefeitura de Linhares, já atua no plano de ações emergenciais para minimizar os impactos da cheia do rio, que atinge as regiões ribeirinhas, como a comunidade do Olaria e o distrito de Povoação, no baixo Rio Doce, onde duas famílias foram resgatadas por equipes da Defesa Civil Municipal.

No encontro, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos informou que duas estradas que dão acesso a Povoação estão interditadas devido ao alagamento, além da beira Rio, e o acesso pela ES 010, na estrada que liga a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), está comprometido, passando apenas carros altos.

A equipe da pasta está monitorando esses trechos e tomando as medidas necessárias para a segurança dos moradores e de quem transita pelas vias impactadas pelas chuvas. As estradas de Pontal do Ipiranga e de Degredo também estão sendo monitoradas.

“As equipes da Coordenadoria têm trabalhado em conjunto para realizar as ações emergenciais e minimizar os impactos aos moradores das áreas atingidas, como nos determinou o prefeito Guerino Zanon. E como há uma previsão do rio atingir 5,50 metros até às 15 horas, também estamos trabalhando para que as equipes atuem em regime de plantão, para atender as ocorrências neste período de alerta”, enfatizou o vice-prefeito Bruno Marianelli.

Sobre os moradores da comunidade do Olaria, eles estão sendo deslocados para o ginásio poliesportivo do bairro Conceição, onde recebem atendimento em saúde e psicológico, alimentação e produtos de higiene pessoal. Onze famílias estão no local, sendo nove do Olaria e outras duas de uma fazenda localizada às margens do Rio Doce. Outras duas famílias do Olaria estão desalojadas e se encontram na casa de parentes.

O grupo, criado pela Defesa Civil de Linhares, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, conta com representantes das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Turismo e Esporte, Obras e Serviços Urbanos, Agricultura e Comunicação, além do 2º Batalhão de Bombeiros Militares e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), que estiveram presentes na reunião.

Tendência do Rio é subir

A Defesa Civil Municipal de Linhares informou que nesta quarta-feira, dia 12, o nível do Rio Doce subiu para 5,30 metros. A previsão é de que até às 15 horas o rio Doce atinja a marca de 5,50 metros.