Educação ambiental: placas confeccionadas por crianças e adolescentes são instaladas no balneário do Pontal

Os cuidados e a importância da preservação ambiental são temas constantemente difundidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam), por meio das ações de Educação Ambiental, que envolvem todas as comunidades.

Recentemente, a Semam, em parceria com o Projeto Tamar, promoveu uma oficina ecológica, que contou com a participação de 13 crianças e adolescentes, moradores do balneário de Pontal do Ipiranga, que realizaram a pintura de placas educativas destinadas à proteção de restinga da orla.

As peças – com frases de efeito como “Espalhe boas energias por aí”, “Agradeça à natureza” e “Cuide, curta e preserve a praia” – foram instaladas nos percursos que compreendem a orla das praias do Pontal, passando por trilhas, áreas de restinga e de preservação permanente.

Conforme a diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semam, Aline Fernandes, a iniciativa visou introduzir nas crianças e na comunidade os conceitos de sustentabilidade, conservação e preservação ambiental, principalmente a necessidade de se proteger os recursos naturais a fim de garantir sua sustentabilidade e existência para as futuras gerações.

“Quando trabalhamos a questão ambiental e chamamos as crianças e adolescentes, que residem no balneário, despertamos nele o sentimento de pertencimento, pois eles acabam tendo a consciência de zelar e cuidar daquele patrimônio que é um bem comum a todos. Então é uma forma de fortalecer esse elo entre eles, a natureza e o ambiente em que vivem”, aponta Aline Fernandes.