Defesa Civil alerta população sobre propagação de fake news

A Defesa Civil de Linhares – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – recomenda à população que evite a propagação de boatos e fake news a respeito de situação de risco e suposta ocorrência de desastres ambientais.

População pode consulta informação oficial sobre a previsão meteorológica e o nível do Rio Doce no site e redes oficiais da Prefeitura de Linhares. Foto: Felipe Tozatto/PML.

O órgão reforça que esse tipo de desinformação serve apenas para gerar pânico aos cidadãos, e que os dados corretos e alertas estão sempre disponíveis no site e nas demais redes oficiais da Prefeitura de Linhares, onde há atualização constante sobre a previsão meteorológica e o nível do Rio Doce.

“Estão sendo compartilhados muitas fotos e vídeos de barragem em Minas, e muitas informações inverídicas sobre transbordo e rompimento. Por isso, pedimos à população que não tirem conclusões precipitadas e sempre consulte os órgãos competentes a fim de verificar a informação”, destaca o diretor da Defesa Civil de Linhares, Antônio Carlos dos Santos.

Plantão 24 horas

Com o aumento do nível do Rio Doce – consequência das fortes chuvas que caem na bacia do rio, em Minas Gerais – as equipes da Defesa Civil de Linhares têm vistoriado as áreas de risco, que podem apresentar pontos de alagamento. As famílias da comunidade do Olaria, por exemplo, já foram orientadas a se deslocar de suas residências e se dirigir ao ginásio do bairro Conceição. 

Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com a Defesa Civil através dos telefones (27) 99983 5661 e 3372 1829 (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Linhares) ou da Guarda Civil Municipal, no 153. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado no 193.