Covid-19: Linhares mostra eficiência na testagem do vírus com 106 mil testes aplicados

O número representa 60% da população de 177 mil habitantes testada

Os testes de identificação da Covid-19 ajudam a monitorar as taxas de contaminação e transmissão do vírus. São diversos testes disponíveis com variados graus de sensibilidade e um momento certo para serem feitos. Os dois mais comuns são o RT-PCR, feito através da coleta da secreção nasal e da faringe, e o teste sorológico (rápido), que analisa o sangue da pessoa.

Os dois mais comuns são o RT-PCR, feito através da coleta da secreção nasal e da faringe, e o teste sorológico (rápido), que analisa o sangue da pessoa. Foto: Felipe Reis.

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Saúde, vem oferecendo, amplamente, a testagem Covid-19. Desde o início da pandemia, o município aplicou 106 mil testes. Isto representa, em média, 60% da população de 177 mil habitantes.

Especialistas em saúde são unânimes em afirmar que para se ter um controle da Covid-19 e criar estratégias capazes de conter sua disseminação, é importante testar cada vez mais a população. A coordenadora médica da Unidade Sentinela do Hospital Geral de Linhares (HGL), Dra. Ketoly Pascoal Colati, disse ser necessário fazer o teste em todos os pacientes com sintomas gripais e/ou com sintomas característicos de coronavirus, como perda do olfato e paladar, e em pessoas que tenham contato direto com pacientes confirmados para Covid-19.

O teste deve ser realizado entre o 3° e o 8° dia de início dos sintomas, sendo o 4° e o 5° dia o melhor período para realização do exame. “Importante fazer o teste para medidas de isolamento do paciente e dos contatos próximos para evitar a disseminação da doença, além de fornecer dados importantes para planejamento de conduta em saúde pública”, ressaltou a médica.

Como fazer o teste Covid em Linhares

Para ser submetido ao teste rápido, a pessoa deve procurar, inicialmente, a Unidade de Saúde do Bairro onde resida. Isso vai ocorrer se ela estiver com sintomas gripais leves ou esteve em contato com paciente Covid-19.

Já o teste RT-PCR é feito por livre demanda, através de solicitação pela internet. Basta acessar o portal www.acessocidadao.es.gov.br e solicitar o agendamento. Na data marcada, o atendimento é feito na Unidade Sentinela, anexa ao Hospital Geral de Linhares (HGL), no Bairro Araçá.

A Secretaria de Saúde orienta as pessoas a buscarem o primeiro atendimento nas Unidades de Saúde. A busca ao Hospital Geral de Linhares (HGL), deve ocorrer somente em caso de sintomas mais graves. Desta forma, é possível distribuir o atendimento e evitar que o hospital fique muito cheio, o que poderia aumentar o risco de transmissão do vírus e provocar aumento no tempo de espera para consulta.

A média de testagens diárias na Unidade Sentinela cresceu assustadoramente nos últimos dias. Preocupa ainda o percentual de pacientes que apresentam resultados positivos em relação à quantidade de testes realizados, chegando a 30% nesta semana. No mês de dezembro passado, a Sentinela realizou 2.278 testes rápidos, 314 positivos para a Covid, ficando em uma média de 13,7%.

 Eficiência na testagem

A eficiência na testagem da população faz com que o município de Linhares apareça com mais casos do vírus no Painel Covid do Estado. “Naturalmente, o município que fez 106 mil testes vai apresentar mais casos confirmados do vírus. A diferença está na eficiência de testes. Linhares é um dos municípios mais eficientes na testagem em relação à proporção populacional. Com isso, aparecem mais casos. Se testasse menos, apareceria um número menor de casos de Covid-19”, explicou o secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles.

Para fazer frente ao cenário crescente de infectados pelos vírus que circulam no País, a Prefeitura de Linhares oferece vacinas D1, D2 e D3 contra a Covid-19 e vacina Influenza em 31 salas de vacinação na sede e interior e horário estendido em três Unidades de Saúde às segundas, terças e quartas. Além disso, tem uma Unidade Referência Covid-19, que é modelo no Estado, anexa ao Hospital Geral de Linhares, com atendimento 24 horas, tanto para os casos mais simples quanto os casos emergenciais, com internação na hora, em caso de necessidade. Para as crianças, oferece uma Upa Infantil que também funciona 24 horas.

 Diferença entre Covid-19 e gripe

A Covid-19 e a gripe por H3N2 são infecções respiratórias. Mas são causadas por agentes infecciosos distintos: a Covid-19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2, enquanto que a gripe H3N2 é causada pelo vírus H3N2, que é um subtipo do vírus Influenza A.

Por serem doenças respiratórias, os sintomas podem, muitas vezes, ser confundidos. No entanto, os sintomas de Covid-19 ficam mais intensos à medida que o tempo passa e podem ser persistentes, dependendo do sistema imunológico da pessoa, enquanto que no caso da H3N2 os sintomas são mais intensos nas primeiras 48 horas, melhorando ao longo do tempo, mesmo que não seja realizado tratamento, e costumam durar até 10 dias.

Além disso, é possível haver na Covid-19 perda do olfato e paladar, falta de ar, cansaço excessivo e dificuldade respiratória, o que não é observado em caso de H3N2, cujos sintomas são mais brandos e incluem dor e inflamação na garganta, tosse e nariz entupido, por exemplo.