Prefeitura de Linhares lança Programa Integrado de Qualificação (PIQ) com 2.145 vagas em 37 cursos

Os cursos serão ministrados pelo Senac e Senai com investimentos de R$ 1.762.362,34

De acordo com o prefeito Guerino Zanon (foto), os cursos são gratuitos e estão alinhados com as demandas de mão de obra qualificada identificadas em cada região do Município, por meio do diálogo entre trabalhadores, empresários e comunidades. Fotos: Secom/Felipe Reis.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon lançou na manhã desta quinta-feira (6) o Programa Integrado de Qualificação (PIQ) que disponibilizará 2.145 vagas em 37 cursos profissionalizantes, e tem como objetivo capacitar os cidadãos linharenses e proporcionar melhores condições de inserção no mercado de trabalho.

Os cursos são gratuitos e estão alinhados com as demandas de mão de obra qualificada identificadas em cada região do Município, por meio do diálogo entre trabalhadores, empresários e comunidades.

As 37 opções estão conectadas com áreas de construção civil, indústria, comércio e serviços, em parceria com o Senai e Senac, como: mecânico de máquinas industriais, eletricista industrial, montador de móveis, Informática, cuidador de idoso e infantil, produção de vídeo para Internet, empreendedorismo digital, instalador hidráulico, Auto Cad 2D e Instalador de Sistemas, por exemplo.

O PIQ demanda investimentos na ordem de R$ 1.762.362,34. As inscrições estarão abertas a partir do próximo mês de fevereiro de 2022 e os canais para se inscrever no Programa serão divulgados posteriormente nos canais de comunicação da Prefeitura de Linhares.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, destacou que para haver a inclusão social e inserção no mercado de trabalho, é necessária a formação profissional por meio de trilhas de desenvolvimento que estejam conectadas com as necessidades mercadológicas do município e regiões vizinhas.

“Temos de preparar a mão de obra para que ela esteja em condições de atender às necessidades do mercado. O Programa Municipal de Qualificação é um programa de resultados, com a inclusão produtiva e social, e nos ajudará a subsidiar a demanda de mão de obra das empresas sediadas em Linhares”, disse o prefeito.

Ele lembrou que, em 2012, quando o Programa Integrado de Qualificação (PIQ) foi lançado pela primeira vez, mais de 5 mil linharenses foram qualificados e muitos, hoje, são empreendedores e contribuem com a geração de renda e emprego em Linhares e região.

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli Amorim, destaca que o principal objetivo do programa é aproximar as pessoas das oportunidades do mundo do trabalho.

“A contratação de cursos de qualificação profissional para a população é uma etapa fundamental para a inclusão desta no mundo de trabalho e na cadeia produtiva de renda, impactando diretamente na redução da vulnerabilidade social e no crescimento econômico do município”, pontua a secretária.

Conforme o vice-prefeito Bruno Marianelli (foto), o PIQ tem o objetivo de enfrentar um dos grandes desafios para a cidade de Linhares, que é o da formação e capacitação para aproximar os cidadãos do mercado de trabalho.

O vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, reforça que o Programa Integrado de Qualificação (PIQ) tem o objetivo de enfrentar um dos grandes desafios para a cidade de Linhares, que é o da formação e capacitação para aproximar os cidadãos do mercado de trabalho..

“Um dos principais pedidos que recebemos da população foi a de investimentos na qualificação da mão de obra para que moradores da nossa cidade pudessem se apropriar do desenvolvimento econômico e dele se beneficiar. O Programa Municipal de Qualificação é uma demanda direta de nossos cidadãos e que se concretiza com mais de 2 mil oportunidades, promovendo a reinserção de trabalhadores desempregados e garantindo aos jovens o acesso ao primeiro emprego com carteira assinada”, destaca Bruno.

O gerente de Marketing do Senac-ES, Leonardo Davel, comentou sobre a importância de o poder público investir em qualificação profissional. “Muito feliz em saber que a a Prefeitura de Linhares disponibiliza para sua população cursos de qualificação de qualidade, proporcionando às pessoas empreenderem e inovarem. Que 2022 seja próspero, com muita gente no mercado de trabalho movimentado a economia”, frisou Leonardo, que estava acompanhado da gerente da Unidade Senac Linhares, Tatiane Santos.

O gerente Regional Sesi/Senai Linhares, José Braz Viçosi, pontuou que esse programa é uma oportunidade para as pessoas pleitearem as vagas que surgem com a chegada das novas indústrias e das que aqui já existem. “As formações variam desde a área moveleira, construção civil, elétrica e mecânica, diversos cursos disponíveis para impulsionar as pessoas a ingressarem no mercado de trabalho. Juntos esperamos fazer a diferença no município de Linhares”, ressaltou o gerente do Sesi.

Participaram do lançamento do Programa Municipal de Qualificação o presidente da Câmara Municipal de Linhares, Roque Chile, os vereadores Amantino Paiva, Egmar de Souza (Guigui), Juninho Buguiú, Johnatan Maravilha, Therezinha Vergna, Gilson Gatti e, representando o vereador Alysson Reis, Adeildo Nunes, além da coordenadora da Aliança Jovem, Stela Missagia; a vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel), Michele Manzoli; da presidente da CDL, Florises Salvador; do diretor institucional da Findes Linhares, Luiz Rigoni; do diretor Regional da Findes Linhares, Ocimar Sfalsin e da secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

PIQ – Programa Integrado de Qualificação de Linhares

É um plano de ações da Prefeitura de Linhares para gerar emprego, renda e promover a construção da autonomia, com conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho e para auxiliar os cidadãos na entrada e permanência no mercado de trabalho formal.

São 2.145 vagas distribuídas em 37 cursos. São 16 cursos via Senac com 1.425 vagas, e outras 21 oportunidades de cursos por meio do Senai, com mais 720 vagas.

Cursos Senac / vagas disponíveis:

Produção de Vídeo para Internet – 105 vagas

Costureiro – 30 vagas

Cuidador de Idoso – 105 vagas

Cuidador infantil – 105 vagas

Fotografia, celular e câmera compacta – 105 vagas

Cozinha Fitness – 105 vagas

Android Básico – 105 vagas

Barbeiro – 60 vagas

Informática Básica: Windows, World, Excel, Powerpoint e Internet – 105 vagas

Design de Sobrancelhas – 105 vagas

Minichef / Pizzas – 105 vagas

Empreendedorismo Digital – 105 vagas

Recepção e Segurança de Portaria – 105 vagas

Marmita fit para congelar – 105 vagas

Panetones – 60 vagas

Auxiliar de Cozinha – 15 vagas

Cursos Sesi / vagas disponíveis:

Mecânica Automotiva Básica – 40 vagas

Refrigeração Básica – 40 vagas

Instalação e Manutenção Split System – 40 vagas

Pedreiro – 20 vagas

Instalação de Gesso Acartonado – 40 vagas

Carpinteiro de Obras – 40 vagas

Instalador Hidráulico – 40 vagas

Pintor de Obras Imobiliárias – 40 vagas

Mecânico de Máquinas Industriais – 20 vagas

Instalador e Reparador de Redes de Computadores – 40 vagas

Montador e Reparador de Computadores – 40 vagas

Auto Cad 2D – 20 vagas

Programador de Sistemas – 40 vagas

Programador Web – 40 vagas

Confeccionador de Lingerie – 40 vagas

Confeccionador de Moda Praia e Fitness – 20 vagas

Eletricista Industrial – 40 vagas

Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono – 20 vagas

Montador de Móveis – 20 vagas

Preparador e Regulador de Injetoras para Plástico – 40 vagas

Pedreiro de Alvenaria – 40 vagas