Verão: guarda-vida dá dicas para não perder crianças na praia

O sol e o calor de verão são convidativos para passear na praia, e devido à grande circulação de pessoas nos balneários é preciso redobrar a atenção com as crianças para evitar que as mesmas se percam da família.

Até o momento não foi registrada nenhuma ocorrência de criança perdida em Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação. Foto: Felipe Reis.

Para minimizar e prevenir esses casos, os guarda-vidas que atuam na Operação Salvamar neste verão nas praias de Linhares realizam um trabalho de orientação com os pais e responsáveis, a fim de alertá-los sobre os cuidados que devem ser adotados com as crianças durante a alta temporada.

De acordo com o sargento do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Linhares e supervisor da Operação Salvamar, Douglas Soares Miranda, até o momento não foi registrada nenhuma ocorrência de criança perdida em Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação.

Se mesmo com todos os cuidados a criança acabar se perdendo, é preciso informar imediatamente aos guarda-vidas da guarita mais próxima. “O ponto de apoio dos pais ou responsáveis serão os postos onde os profissionais atuam. Por isso, se você encontrar uma criança perdida na praia, não tente localizar os pais e sim, leve no posto de guarda-vidas mais próximo, pois acaba sendo referencial. Essa é a procedência mais correta”, alertou o sargento.

Douglas também reforça que nunca se deve deixar uma criança sozinha na praia. “Ela deve estar sempre acompanhada de um adulto. Também é importante utilizar roupas coloridas e pulseiras de identificação. Além disso, é importante orientar a criança que caso se perca, ela precisa procurar uma das casinhas dos guarda-vidas ao longo da praia”, finalizou.

Operação Salvamar já realizou mais de 800 atendimentos

Desde o início do verão, mais de 800 banhistas já foram atendidos pelos guarda-vidas nas praias de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação. A Operação Salvamar conta com 35 guarda-vidas atuando diariamente nos três balneários.

Os profissionais trabalham das 8 às 18 horas e possuem treinamento e equipamentos apropriados para possível resgate dos banhistas. A ação é realizada pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, em parceria com o Corpo de Bombeiros.