Linhares confirma 6 casos de pacientes internados com diagnóstico de Influenza e HGL e UPA Infantil registram aumento de demanda

A orientação da secretaria municipal de Saúde é  que os pacientes busquem o primeiro atendimento na Unidade de Saúde do território onde reside

Todos estão internados no Hospital Geral de Linhares (HGL), sendo que 04 (quatro)  pacientes apresentam quadro clínico estável e 02 (dois) pacientes quadro clínico grave. Fotos: Secom/Felipe Reis.

A secretaria municipal de Saúde confirmou na manhã desta quarta-feira (29) que seis (6) pacientes estão internados com diagnóstico confirmado de Influenza. Todos estão internados no Hospital Geral de Linhares (HGL), sendo que 04 (quatro)  pacientes apresentam quadro clínico estável e 02 (dois) pacientes quadro clínico grave.

Os casos de síndromes gripais têm registrado um grande fluxo de atendimentos nas Unidades de Saúde, no HGL/Unidade Sentinela e na Unidade de Pronto-atendimento Infantil 24 horas, no bairro Shell. Nas duas unidades de referência hospitalar o aumento de demanda é de mais de 100%, o que acarreta um tempo maior para o atendimento.

Para se ter uma ideia, entre domingo (26) e terça-feira (28) 684 pacientes foram atendidos na UPA Infantil, e deste total, 293 foram confirmados com alguma síndrome gripal. O número representa a confirmação de 42% dos pacientes com doenças relacionadas ao vírus da gripe.

“É importante deixar claro que o Município de Linhares, a exemplo dos demais Municípios do Estado, está atravessando uma epidemia de gripe”, disse o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles. 

“Estes casos confirmados têm relação direta com a baixa adesão da população a vacinação, que embora não tenha sido desenvolvida para prevenir essa variante H3N2, aumenta a imunidade e dificulta a infecção pelas Síndromes Respiratórias Agudas Graves – SRAG”, explicou.

Pacientes devem buscar Unidades de Saúde

Segundo o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, a população, inicialmente, deve buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde do território onde reside, já que as equipes que atuam nas unidades estão prontas e preparadas para atender a população.

Saulo explicou que “é preciso entender que o atendimento pode demorar um pouco, já que o aumento de casos de síndrome gripal não estava previsto e que mesmo com o aumento, as pessoas serão atendidas da melhor maneira possível.

Traumas e patologias de maior gravidade continuarão sendo atendidos pelo HGL e pela UPA Infantil 24 horas. Estas duas referências continuam como retaguarda para atender casos mais complexos, referenciados pelas Unidades de Saúde. Há casos em que até o próprio SAMU poderá realizar o encaminhamento.

Vacina

Com avanço do número de casos de H3N2 no Espírito Santo, a secretaria municipal de Saúde de Saúde de Linhares ressalta a importância das pessoas buscarem a vacina contra a Influenza, que protege contra os principais vírus da gripe em circulação no Brasil, incluindo o H3N2 e o H1N1.

Desde abril, a campanha de imunização contra a Influenza acontece em todo o país e, neste momento, todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem receber a vacina. Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas devem ir até a unidade de saúde mais próxima e apresentar um documento original com foto ou CPF, e a carteira de identidade.

“Precisamos que a população se conscientize da necessidade de se vacinar. Linhares sempre atingiu as metas de vacinação preconizadas pelo Ministério da Saúde e neste ano, pelo menos 20% do público esperado ainda não se vacinou”, ressaltou Saulo Meirelles.