Crianças e adolescentes participam de oficina ecológica em Pontal do Ipiranga

Treze crianças e adolescentes, moradores do balneário de Pontal do Ipiranga, participaram de uma oficina ecológica promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam) e o Projeto Tamar com o objetivo de introduzi-los aos conceitos de sustentabilidade, conservação e preservação ambiental.

Na oportunidade, os participantes tiveram a oportunidade de realizar a pintura de placas educativas destinadas à proteção de restinga da orla. Frases de efeito com “Espalhe boas energias por aí”, “Agradeça à natureza” e “Cuide, curta e preserve a praia” eram alguns dos alertas que os jovens estamparam nas placas.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semam, Aline Fernandes, a iniciativa visou sensibilizar as crianças e a comunidade sobre a necessidade de se proteger os recursos naturais a fim de garantir sua sustentabilidade e existência para as futuras gerações.

“Quando trabalhamos a questão ambiental e chamamos as crianças e adolescentes, que residem no balneário, despertamos nele o sentimento de pertencimento, pois eles acabam tendo a consciência de zelar e cuidar daquele patrimônio que é um bem comum a todos. Então é uma forma de fortalecer esse elo entre eles, a natureza e o ambiente em que vivem”, aponta Aline Fernandes.