Meio Ambiente inicia estudos para criação da unidade de conservação em Regência

Na última semana, foi dado início às etapas preliminares para a elaboração de um estudo de viabilidade para a criação de unidade de conservação em Vila de Regência. O plano envolve a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam), como interveniente do estudo, que é executado com recursos de compensação ambiental direcionados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Equipes da empresa contratada para executar o estudo estão aplicando questionários junto aos moradores do balneário a fim de identificar pontos relevantes que vão estruturar o Estudo de Viabilidade para Criação de uma Unidade de Conservação Municipal (UCM), que será executado com recursos de Compensação Ambiental destinados pelo Iema. A aplicação de nova pesquisa deve ser realizada nos próximos dias.

“A consulta pública e os estudos técnicos são pontos fundamentais para a identificação do local que será transformado em Unidade de Conservação, bem como sua dimensão e limites adequados. Por isso é importante que a comunidade participe ativamente do processo a fim de aprimorarmos a proposta de criação da unidade”, explica a bióloga e assessora técnica da Semam, Paula Durão Garcia.

Unidade de Conservação

Uma Unidade de Conservação (UC) é criada por ato do poder público, seja ele federal, estadual ou municipal, em resposta, geralmente, a uma demanda da sociedade para proteção de áreas de importância biológica e cultural, de beleza cênica ou mesmo para assegurar o uso sustentável dos recursos naturais.

A criação de uma Unidade de Conservação também leva em conta a realidade ambiental local, para que exerça influência direta no contexto econômico e socioambiental da região.