Evento revive atividades do projeto Vivenciarte desenvolvidas ao longo de 2021

Uma noite de muitas risadas, descontração e muita diversão. Assim ficou marcado o evento ‘Retrospectiva 60+’ realizado pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, nesta quarta-feira (15) no auditório do Sesi, no bairro Aviso.  A iniciativa teve como objetivo relembrar e comemorar todas as atividades de convivência do projeto Vivenciarte que foram realizadas ao longo deste ano de 2021 com os idosos do município.

Durante o evento, o público se divertiu com várias apresentações artísticas e culturais. Fotos: Felipe Tozatto.

A abertura do evento ficou por conta dos personagens vovô Ademar e vovó Mozinha que deram um show de gingado e logo de início colocaram o público para dançar.  Durante o evento, o público ainda se divertiu com várias apresentações artísticas e culturais apresentadas pelos idosos referenciados nos sete Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Linhares.

vovô Ademar e vovó Mozinha deram um show de gingado durante a abertura do evento.

Entre as apresentações estavam: alongamento com bastão; circuito com alongamento; contação de histórias; dança dos anos 60; dança do carimbó; alongamento dance; zumba dance; dança do ventre e dança inclusiva com cadeirante. Além disso, o público prestigiou uma peça de teatro musical com o tema “Não Somos Invisíveis”. O evento seguiu todos os protocolos em decorrência da pandemia.

Entre as apresentações estavam alongamento com bastão.

Dona Maria José Ayolthi, de 64 anos, esteve na plateia e ficou muito feliz com o evento. A aposentada aproveitou para destacar a importância do projeto na sua vida. “Depois que eu comecei a participar das atividades do Vivenciarte minha autoestima melhorou e os movimentos do meu corpo também. Fico muito feliz por estar aqui hoje comemorando por tudo que foi realizado ao longo deste ano por meio deste projeto maravilhoso. Parabéns a toda equipe e ao prefeito Guerino pelo cuidado e atenção de sempre com a pessoa idosa em Linhares”, concluiu a assistida do CRAS Nova Esperança.

“É um projeto que jamais pode acabar em nosso município. São atividades que transformam a vida das pessoas”, declarou dona Iraci Correa Gonçalves, de 74 anos, que é uma das assistidas do CRAS Interlagos.

O coordenador do projeto Vivenciarte, Samuel Roni, afirmou que os idosos do município jamais estarão sozinhos. “Esta é uma luta de todos nós e jamais iremos desistir. Por isso, nossos vovôs e vovós podem sempre contar conosco no que precisar e o que estiver ao nosso alcance. Se Deus quiser em 2022 vamos ampliar as atividades do Vivenciarte para todas as regiões do município”, disse.

O vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, destacou a importância do projeto no município. “O Vivenciarte vem para somar com nossas ações de cuidado e proteção com a pessoa idosa. É um projeto que fortalece a nossa rede de atendimento em favor desse público. Parabéns a esta equipe incansável que não mede esforços para garantir política de assistência social de qualidade para nossos idosos”, frisou.

“Quando eu assumi a secretaria de Assistência Social em 2020 um dos meus compromissos era desenvolver e apoiar políticas públicas que garantem os direitos da pessoa idosa. E o Vivenciarte é um exemplo disso. É um projeto que além de garantir um envelhecimento mais  saudável, é uma ferramenta de extrema importância para promover inclusão social entre os seus participantes”, destacou a secretária da pasta, Luciana Mantovaneli Amorim. 

O momento contou com a presença do vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, do presidente da Câmara Municipal, Roque Chile, da secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, da Delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Criança e Idoso, Silvana Paula Soeiro de Castro Perini, da diretora do Naps, Kessy Bonicenha, do coordenador do projeto Vivenciarte, Samuel Roni, da gerente do SUAS, Milla Pião Moreira, além dos sete coordenadores dos CRAS de Linhares.