Prefeitura de Linhares reúne profissionais e parceiros para discutir saúde mental e avançar na qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes

Dentre os vários serviços em saúde oferecidos pelo município de Linhares, estão os cuidados com a saúde mental. Visando melhorar a qualidade dos serviços ofertados, foi realizada nesta terça (14), a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental.

Os debates giraram em torno do tema proposto para este ano: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A Saúde Mental trata de pacientes com transtornos mentais, como esquizofrenia, bipolaridade, entre outras, e ao uso abusivo ao álcool e outras drogas, inclusive as lícitas. São pacientes com distúrbios mentais que não se encaixam em um quadro essencialmente neurológico, mas psiquiátrico.

De acordo com a médica Marta Bianchini, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) Linhares, as pessoas que têm essas doenças devem procurar a unidade de saúde do bairro para avaliação pelo médico para encaminhamento à Unidade de Especialidades – Unidade Sanitária de Linhares (USL), no Bairro Colina. “Tanto na unidade, quanto na USL, o paciente passa por uma triagem para que seja feito o direcionamento ideal e tenha o melhor atendimento”, explicou.

O município de Linhares oferece excelente estrutura no setor. Além das Unidades de Saúde (postos), os atendimentos ocorrem no ambulatório de saúde mental e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II). Outro ponto de atendimento será o CAPS ad, em vias de inauguração.

Pacientes adultos avaliados com quadro leve ou moderado, em razão de doenças relacionadas a álcool e drogas, e pacientes infanto-juvenis são atendidos na USL. Os casos mais graves são tratados no Caps.

Conferência

A coordenadora do setor de Saúde Mental do município, Monique Vendramini, disse que a conferência municipal permitiu ouvir a base de atendimento para a reestruturação permanente da política de saúde mental. “Abrir a discussão com a comunidade e os parceiros nos permite uma política mais fortalecida”, pontuou.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, afirmou ser importante o encontro porque a saúde mental precisava ser mais presente na discussão da saúde. “É um setor muito amplo, ao incluir álcool e droga, autismo, doença mental e outras. Reconhecidamente, precisamos avançar. Existe um esforço muito grande, e as equipes estiveram nesse debate para encontrar alternativas no sentido de trabalhar com mais eficiência no atendimento aos pacientes”.

Segundo ele, houve um avanço muito grande e tem que ser um trabalho coletivo. Vários setores já estão integrados. Meirelles destacou a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o que permitiu um reforço no atendimento aos casos de surto do paciente, responsabilidade desse serviço, e a parceria, entre outras, com a Sociedade Pestalozzi de Linhares.

A Pestalozzi entrou com um processo junto ao Governo Federal de captação de recursos para o atendimento do autismo em suas dependências em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, o que facilita a identificação de casos entre as crianças. “Essa coletividade é que vai permitir que haja um avanço tão necessário no tratamento da saúde mental no município”, finalizou o secretário Saulo.

As palestras foram ministradas por Larissa Rodrigues, assistente social, e Ricardo Silva, psicólogo, tendo como mediadora a assistente social Vanuza Menezes de Oliveira Gavazza.

O evento reuniu profissionais de saúde e parceiros das ações realizadas no setor. Estiveram presentes, além do secretário de Saúde Saulo Meirelles, o presidente da Câmara Municipal, vereador Roque Chile, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Itamar Francisco Teixeira.

A etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental em Linhares foi organizada pelo setor de Saúde Mental da Unidade Sanitária de Linhares, da Secretaria de Saúde, com a participação do Conselho Municipal de Saúde.