Escola de Educação Infantil do Pontal do Ipiranga recebe brinquedos e materiais pedagógicos do Projeto Amigos do Saber

O Ceim Agostinho Rigoni, no Pontal do Ipiranga, foi assistido pelo “Projeto Amigos do Saber” e recebeu materiais pedagógicos que, de forma lúdica, vão auxiliar na aprendizagem, além de brinquedos para o parquinho. O projeto é uma iniciativa do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), Penitenciária Regional de Linhares (PRL) e Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL). A entrega aconteceu nesta terça-feira, dia 14.

A diretora Sônia Freitas Zocatelli destacou que dentre os materiais pedagógicos que a escola recebeu estão fantoches para trabalhar histórias infantis, jogos do alfabeto, de Matemática e das palavras. Também foram entregues escorregador e gangorra de madeira tratada, além de mesas, cadeiras de jardim e tartarugas feitas de cimento e pintados. Os materiais foram confeccionados pelos custodiados no projeto de ressocialização que é realizado dentro dos presídios.

“O CDRL, a PRL e o CPFCOL estão de parabéns com o projeto de ressocialização desenvolvido com os custodiados. Nós enquanto escola agradecemos pelos materiais pedagógicos que os professores vão trabalhar de forma lúdica em sala de aula e os brinquedos para o pátio de recreação que irão enriquecer as atividades pedagógicas no dia a dia, seja dentro ou fora da sala”, destacou a diretora.

O encontro contou com a presença da diretora do Centro Prisional Feminino de Colatina, Maria Aparecida de Freitas de Albuquerque; do diretor da Penitenciária Regional de Linhares, Vinicius de Mendonça Narciso; do diretor do Centro de Dentenção e Ressocialização de Linhares, Rodrigo Merçon, da subsecretária de Ressocialização, karina Rocha Mitleg Bayerl; da chefe de Segurança, Fernanda Aguida Lievori; da psicóloga da Unidade prisional Feminina de Colatina, Vera Lucia Costa; da assistente Social da Unidade Feminina de Colatina, Cinthia Helena; do presidente da Associação de Moradores do Pontal do Ipiranga (AMPI), Francisco Finamore.

Representando a Secretaria Municipal de Educação de Linhares, a diretora Pedagógica Marta Lúcia Colodetti e a técnica Pedagógica Jocemara Sperancini da Vitória, além da diretora da Emef Manoel Martins, Sandra Bortolot, e da Pedagoga Poliana Calmon.

“Gostaríamos de externar nossa gratidão aos amigos parceiros por todas as doações e por reconhecer a importância de valorizar e incentivar o uso da ludicidade na educação infantil. É por meio das brincadeiras que a criança desenvolve melhor suas habilidades cognitivas, sociais e psicomotoras”, ressaltou a diretora Pedagógica Marta Lúcia Colodetti.

Na ocasião, foi realizada a formatura dos alunos de uma das turmas de 5 anos da escola, seguindo todas as medidas de prevenção à Covid-19.