Educação apresenta Complexo Educacional de Linhares em tempo integral a vereadores e Sindicato dos Servidores Público Municipal e Conselho do Fundeb

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, esteve reunida com vereadores da Câmara Municipal Linhares e do Sindicato dos Servidores Público Municipal para a apresentação da proposta pedagógica e administrativa do maior Complexo Educacional público do Espírito Santo, localizado no bairro Palmital, que é construído pela Prefeitura de Linhares. A previsão é de que a escola funcione a partir de fevereiro de 2022 com o Ensino Fundamental, inicialmente.

Ao inaugurar a 1ª escola de Educação Integral em Tempo Integral, o Município de Linhares avança no cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação que diz respeito à implantação de escolas em tempo integral nos Municípios. Para funcionamento da escola é necessária a criação de uma lei que autorize esse modelo de ensino em Linhares. No início de janeiro será encaminhado um projeto de lei à Câmara Municipal para aprovação. 

“O ano de 2021 foi de planejamento e agora demos o primeiro passo com a apresentação da proposta pedagógica e administrativa durante a reunião. Mostramos a diferença da escola em tempo integral e a parcial, esta última que é aquela que acontece em dois turnos, destacando os indicadores de que esse modelo traz índices superiores ao da escola parcial. Todos os presentes tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas e tivemos uma ótima receptividade quanto ao novo modelo”, disse a secretária.

Inicialmente a escola, construída numa área de mais de 9,3 mil metros quadrados, funcionará com o Ensino Fundamental, das 7 às 16 horas, com horário integral, ofertando 320 vagas que, inclusive, já está com matrículas abertas.

A expectativa da Prefeitura de Linhares é ampliar a oferta de vagas para as regiões 4 e 5, com a nova Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), distribuídos em 13 salas de aula, e do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim), que contará com três edificações, contendo oito salas de aula para período integral e quatro para o período parcial.

Além de bloco administrativo e de recreação externa, a superescola conta com praça escolar coberta com quatro salas de atividades extras, brinquedoteca, biblioteca, laboratório infantil, sala multiuso, playground, anfiteatro, mini quadra de areia e pista de atletismo.

Estavam presentes o presidente da Câmara Municipal de Linhares, Roque Chile, os vereadores Alysson Reis, Therezinha Vergna Vieira, Roninho Passos, Amantino Pereira Paiva, Wellington Vicentini, Professor Antônio Cesar e Johnatan Maravilha, além da presidente do Sindicato dos Servidores Público Municipal, Paula Cristina Calmon Jovita, e o diretor do sindicato, Gilson Lima, e a presidente do Conselho do Fundeb, Brunela Barbosa Fonseca Brunelli Endlinch.