Projeto de escola de Bebedouro é inspirado nas obras de artistas brasileiros

As obras dos artistas brasileiros Tarsila do Amaral, Romero Britto e Vinícius de Moraes serviram de inspiração para o projeto “Sou criança Sou Artista” do Ceim Leodovico Donatelli, em Bebedouro. Durante o segundo semestre, diversas atividades foram desenvolvidas para despertar na criança o gosto pela apreciação e o fazer artístico, contribuindo para que se tornem sujeitos críticos, ativos, criativos, argumentativos e não apenas produtores de conhecimento.

A diretora Keyla Duarte Ferreira explicou que o trabalho permitiu várias experiências e culminou com a exposição dos materiais produzidos e um vídeo apresentado aos pais com fotos das crianças realizando as atividades do projeto.

“As atividades desenvolvidas durante o projeto proporcionaram às crianças conhecerem e aprimorarem seus conhecimentos sobre três artistas brasileiros, apresentados a eles com biografias, fotos e vídeos. Na sequência, foram realizadas atividades artísticas que incluíram: releituras de obras, técnicas com papéis variados, recorte e colagem, pinturas com materiais diversos, modelagem com massinha, dentre outros. O produto final foi confeccionado um avental e entregue para as crianças”, explicou a diretora.

As professoras da disciplina Turmas Diversas, Kézia Duarte Ferreira, Patrícia Carvalho de Souza de Jesus, Ronivânia Tonon Mai Vergna, Franciane Mantovani Bergamaschi, Lúcia Maria Nunes De Souza, Olinda Mara De Andrade, Reniele Da Silva Loureiro, Shirley Vieira Soares e Auricéia Santos Da Silva, foram as idealizadoras do projeto que contou com o apoio de toda equipe escolar. As atividades foram acompanhadas pelas pedagogas Sanis Aparecida Andrade e Genilda Ribeiro Rosa.

As crianças que estão sem máscara nas fotos são menores de 2 anos e, conforme Portaria Conjunta Sesa/Sedu Nº 02-R de 29 de setembro de 2020, em seu artigo 14, não devem utilizá-las.

Autores trabalhados

Romero Britto: Está presente em inúmeras galerias e cidades do mundo, suas obras plásticas são influenciadas pelo movimento cubista e pela Art Pop;

Tarsila do Amaral: Usava de técnica de pintura com cores vivas e de tinta a óleo;

Vinicius de Moraes: Escreveu peças de teatro, crônicas, poesias e foi um dos criadores da bossa-nova. Além disso, escreveu canções em parceria com grandes artistas, como Tom Jobim e Toquinho.