Mais de 100 estudantes participam do 3º Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021 sediado em Linhares

O 3º Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021, sediado em Linhares, foi um sucesso. Mais de 100 estudantes participaram do evento que visa fomentar a prática da atividade esportiva. O vice-prefeito, Bruno Marianelli, esteve presente no festival realizado no último sábado, dia 4. Linhares foi uma das 70 cidades brasileiras que sediou a competição.

A pedagoga do setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Jaqueline Duque, comentou que as modalidades foram vôlei sentado, basquetebol de cadeira de rodas e atletismo e todos saíram campeões. Pontuou, ainda, que o Festival, foi um marco na Educação Especial do município, despertando em muitos o desejo de fazer mais e de buscar mais oportunidades.

“Foi a realização de um sonho. Durante seis meses, eu, a Patricia Gilbert e Kelley Bonicenha não medimos esforços para que tudo acontecesse da melhor maneira possível. Contamos com a colaboração de parceiros importantíssimos como a secretária Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, nossos colegas de equipe da Secretaria de Educação e dos membros do Comitê de Desenvolvimento Social de Linhares. Durante o evento vivemos momentos inesquecíveis, com muita emoção, surpresas e sorrisos. Nossos estudantes brilharam como diamantes sendo lapidados. O tempo todo víamos crianças e seus familiares emocionados, voluntários e autoridades demonstrando muito carinho e empatia”, disse a pedagoga.

O público-alvo do festival foram estudantes entre 7 e 17 anos, sendo 80% com e 20% sem deficiência e não era obrigatório praticar uma modalidade para participação. Foram realizadas oficinas, nas quais todos os inscritos participaram, tendo contato com as modalidades esportivas olímpicas.

O vice-prefeito, Bruno Marianelli, comentou da alegria em prestigiar o evento na cidade. “Foi gratificante ver a alegria estampada no rosto dos estudantes participando do festival, superando desafios, dos familiares incentivando e a dedicação do comitê para que o evento fosse um sucesso. O festival foi um momento importante para fomentar a prática do esporte entre pessoas com e sem deficiência e promover a inclusão social”, disse o vice-prefeito.

Aos estudantes da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação forneceu transporte, pegando na porta da escola que estuda e retornando ao final do evento e um delicioso lanche. Todos os materiais e equipamentos para o protocolo de segurança para prevenção da Covid-19 foram seguidos.

O Festival é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do departamento Desporto Escolar, em parceria com Loterias Caixa e recebeu apoio do Comitê de Desenvolvimento Social de Linhares.

O evento contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Linhares, vereador Roque Chile, e os vereadores professor Antônio Cesar e Roninho Passos, além da presidente do Conselho Municipal do Direito das Pessoas com Deficiência, Débora Pinheiro.

Voluntários

O evento contou com a participação de 50 voluntários. Quatro professores de Educação Física de Linhares e dois coordenadores, foram contratados para o evento: Patrícia Gilbert – Coordenadora de logística e Kelley Bonicenha – Coordenadora Técnica.