Professora de escola do Interlagos concorre a Prêmio Educador Nota 10

A professora Fabiana Honorato, da “Emef Antônio Fernandes de Almeida”, no bairro Interlagos, inscreveu o projeto “A leitura é uma porta aberta para novas descobertas” e concorre ao Prêmio Educador Nota 10. O projeto foi desenvolvido durante a pandemia para aprimorar e despertar nos alunos do 3º ano o prazer pela leitura e escrita no ciclo de alfabetização. O prêmio reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de gestores escolares de escolas públicas, privadas, filantrópicas de acesso público, rurais ou urbanas de todo o país.

Foto: arquivo pessoal

Fabiana explicou que o projeto foi idealizado para ser desenvolvido de forma presencial, mas ganhou um novo formato em decorrência da Covid-19, sem perder sua essência, devido às mudanças ocorridas na modalidade de ensino que passou a ser remota, na ocasião.

A professora enviava os materiais aos alunos via WhatsApp e também junto às Atividades Pedagógicas Não-presenciais (APNP’s), contemplando todos os conteúdos, porém sentiu a necessidade de se aproximar mais. Foi a partir daí que surgiu a ideia de fazer videochamadas para conversar com os alunos para que pudessem se ver e interagir uns com os outros.

“Dividi as turmas em grupos e percebi que os alunos tinham dificuldades na leitura e produção textual, daí iniciei as videochamadas fazendo roda de leitura sobre o livro escolhido, tirando dúvidas, interagindo com a família e juntos avaliamos o desenrolar das aulas e o desenvolvimento de cada aluno. Na sequência, os alunos enviavam as fotos das produções textuais para serem analisadas e reenviadas para eles corrigirem”, explicou a professora.

Fabiana disse que o projeto foi desafiador, porque houve uma necessidade de adaptação dos alunos, familiares e dela enquanto professora, com a dependência do aparelho celular e Internet, por exemplo, mas que foi gratificante ver cada etapa sendo percorrida.

“Apesar de todas as adversidades, em decorrência da pandemia, as produções dos alunos começaram a evoluir gradativamente, e a participação dos pais foi muito importante nesse processo. Isso me deu ânimo para continuar com o projeto e conseguir abranger as disciplinas de Ciências, Matemática, Geografia e Língua Portuguesa. Vi o crescimento na aprendizagem de alunos que muitas vezes tinham dificuldades em expor suas ideias nas rodas de conversas. Nas videochamadas eles interagiam com os colegas, colocavam seu ponto de vista, liam suas interpretações e compartilhavam suas produções textuais”, comentou Fabiana.

Em outra etapa do projeto, a professora fez um rodízio com alguns livros e promovia, em grupo, as rodas de conversa para desenvolver as atividades. Os pais iam até à escola buscar os exemplares que após serem utilizados eram higienizados e ficavam em quarentena na unidade de ensino até o período seguro para retirada dos títulos por outro grupo.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, pontuou como é gratificante e inspirador ver uma professora superando todos os sentimentos que os profissionais da Educação têm passado nesse período difícil que é a pandemia.

“Ter a motivação para não só realizar o trabalho dela com maestria, mas também buscar se destacar e concorrer à uma premiação é a prova concreta de que quando se tem vontade e capacidade conseguimos avançar, independente das adversidades. Quero parabenizar a professora, familiares, alunos e gestora escolar que é uma grande incentivadora pela dedicação ao projeto”, disse a secretária.

O projeto foi finalizado no dia 19 de dezembro de 2020 com a entrega de todas as APNP’s e a criação de um portfólio com os relatos dos alunos e dos pais que foi digitado e transformado em um livro. Nesse relato eles descreveram o que acharam do projeto e de que forma contribuiu para o crescimento educacional de cada um.

Sobre o prêmio

O  Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita. Reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também gestores escolares (orientador educacional, orientador pedagógico, coordenador pedagógico e diretor) de escolas públicas, privadas, filantrópicas de acesso público, rurais ou urbanas de todo o país.

Hoje, o Prêmio conta com a parceria de mídia da Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho e tem o apoio de Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes, Unicef Brasil, e o patrocínio SOMOS Educação e BDO Brazil. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, criado pela Fundação Varkey, prêmio global de Educação.