Saúde realiza oficina de capacitação para médicos e enfermeiros sobre tratamento de câncer

As atividades aconteceram no auditório do Teatro Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto, no centro de Linhares. Fotos: Secom/Felipe Tozatto.

Para conhecer os desafios, a fim de entregar um serviço cada vez mais de qualidade à população, o Departamento de Atenção Primária à Saúde, da Secretaria de Saúde de Linhares, realizouna última sexta-feira (26) uma Oficina em Oncologia, voltada à capacitação de médicos e enfermeiros. As atividades aconteceram no auditório do Teatro Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto, no centro de Linhares.

Durante a oficina, foi feita a apresentação do Plano de Ação – Rastreamento, Detecção Precoce e Controle do Câncer de Mama e Colo de Útero no Sistema Único de Saúde do Espírito Santo pela enfermeira Cristiara Ferreira Lima Amite, da Secretaria de Estado da Saúde. Ela destacou que a rede de serviços está sendo aperfeiçoada constantemente para melhorar a qualidade, papel de cada um dos setores da saúde em todos os níveis.

“É importante que a população fique atenta à prevenção das doenças, e que tenha o atendimento em saúde capacitado para fazer a identificação, caso ocorra alguma alteração, e encaminhe para tratamento com um tempo cada vez menor. Isso proporciona uma resposta melhor ao tratamento”, acrescentou.

A oficina foi conduzida pela enfermeira Cristiara Ferreira Lima Amite.

A relevância de manter o alinhamento do fluxo assistencial em Oncologia também é defendida por Kelly Roberta Azevedo, uma das diretoras de Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família. “É o nosso trabalho, desde a Atenção Primária até o serviço especializado e de alta complexidade, dada a importância da detecção precoce no prognóstico do paciente”, destacou.

Temas

Um dos temas abordados, “Fluxo de atendimento de casos alterados”, foi exposto pela enfermeira Natália Caldara, da Casa Rosa, o Núcleo de Referência de Saúde à Mulher, da Prefeitura de Linhares.

A exposição “A solicitação de mamografia e ultrassonografia, fluxo central de regulação”, foi feita pela diretora da Central de Regulação de Linhares, Maraiza Bom.

A oficina foi concluída com a apresentação da cartela de serviço realizado pelo Hospital Rio Doce na Unidade de Alta Complexidade de Oncologia (Unacon), com o médico Guilherme Biancardi. Em Linhares, o tratamento de câncer é realizado pela Prefeitura por meio de um convênio com a Unacon.

O evento contou com a presença do Grupo Condutor de Oncologia, responsável, junto ao Departamento de Atenção Primária à Saúde, pela organização da oficina. Os trabalhos foram acompanhados pelo secretário de Saúde do município, Saulo Meirelles.