Escola do Interlagos desenvolve o projeto “Aprender para Empreender”

A Emef Professora Maria da Penha Pazito Ventura, no bairro Interlagos, se transformou em um verdadeiro shopping center nesta sexta-feira (26/11), com o “Shopping Pazitos Word”. Trata-se do fechamento do projeto “Aprender para Empreender” que estimulou a educação financeira dos estudantes dos 6º, 7º e 8º anos. Na escola foram montadas mais de seis lojas para que os alunos gastassem o dinheiro fictício, ganho durante três meses, adquirido conforme as tarefas em sala de aula fossem cumpridas.

A diretora da escola, Telma Martins Vailante, explicou que no retorno às aulas presenciais foi grande a queixa dos professores sobre a falta de comprometimento dos alunos, demonstrado muitas vezes na falta de frequência à escola e apatia nas aulas. Muitas vezes, não respondiam a comandos básicos como um “bom dia”, comportamentos que não condizem com o fazer pedagógico.

“Com o projeto traçamos estratégias motivacionais para melhorar a aprendizagem dos alunos e trabalhar a educação financeira desde cedo. A ideia foi criar um ambiente que propiciasse o envolvimento mais significativo no processo de ensino, melhorando o comprometimento dos alunos para com os deveres da escola e, principalmente, a sua motivação no que diz respeito à escola dentro de um contexto de pandemia”, comentou a diretora, informando que o projeto agora passa a ser institucional, a ser realizado todo ano.

Dentre os serviços, os alunos puderam investir o dinheiro fictício no Pazito Flix (Cinema); no salão (Skin Care); na doceria; na oficina Slime; na quadra Livre (dança/aeróbica com instrutor); teve também bingo de um tablet e de um fone de ouvido, mais o sorteio de cadeira de praia, guarda-sol, bola de handebol e de basquete, doados por parceiros da escola. Cada loja contava com um professor para acompanhar as vendas dos produtos, e o auxílio dos estagiários.

A aluna Manuella Bomfim Sepulcro, do 6° ano, comentou o que aprendeu de mais valioso no projeto. “Aprendi a valorizar o dinheiro e que precisamos de muito tempo e esforço para tê-lo. Que quando a gente se esforça para conseguir algo, e estuda em cima disso, nós podemos conseguir tudo, e que nada nessa vida vem de mão beijada”, disse a aluna.

Durante o terceiro trimestre, o projeto funcionou da seguinte maneira: cada participação nas atividades rendia ao aluno I$ 2,00 (dinheiro fictício), mais I$ 2,00 para presença na escola, I$ 4,00 por tarefa de casa realizada e I$ 2,00 para nota acima da média. Totalizava I$ 10,0 por disciplina, sendo I$ 90,00 por semana, fechando nos I$ 450,00 no fim do projeto para utilizar no “Shopping Pazitos Word”.

 Todos os professores foram envolvidos na execução das atividades, e cada turma teve um professor padrinho, responsável por orientar e motivar os alunos e fazer, também, as trocas das fichas por dinheiro semanalmente, conforme cumprimento das tarefas.

O aluno só teria direito à ficha de uma tarefa se ela fosse cumprida na íntegra (não valia parcial); no dia da troca das fichas por dinheiro, se o aluno faltasse não poderia fazer a troca em outro dia (salvo, caso de atestado médico); caso o aluno perdesse o dinheiro já recebido, não poderia ser ressarcido; o dinheiro (nota) perderia a validade se estivesse com rasura ou rasgado.

Com as atividades, os alunos aprenderam sobre realizar atividades com prazer; alcançar metas; comemorar conquistas; melhorar o seu comprometimento com a escola; cuidar do dinheiro com zelo e compromisso; e fazer uso do dinheiro com responsabilidade.