Escolas da Prefeitura desenvolvem atividades sobre o Dia Nacional da Consciência Negra

Escolas da rede municipal de Linhares deram sequência nesta semana às atividades em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20. Assuntos como quebra de preconceito, respeito e etnias foram abordados por meio de diversas ações, desde roda de conversa, apresentações teatrais e musicais, leitura e pintura em telas.

Na EMEFM Marília de Rezende Scarton Coutinho, no bairro Interlagos, foi trabalhado com os alunos do 5º ao 9º ano, na disciplina de Arte, o tema “Consciência Negra e habilidades motoras”, o que resultou no trabalho de pinturas em telas, em telhas, recorte e colagem com uso de materiais diversos.

No Ceim Alfredo Christ, no distrito de São Rafael, foi confeccionado um mural com as atividades das crianças, após trabalhar em sala de aula a diversidade e que somos todos iguais.

Na Emef Ângelo Recla, no Rio Quartel, os alunos do 1° ano confeccionaram cartazes. A partir da história “Menina bonita do laço de fita” houve uma roda de conversa sobre o assunto.

No Ceim Aristides Pinto Caldeira, no bairro Aviso, foi abordado o tema “Consciência Humana”, na quebra de preconceitos e promoção da inclusão social das etnias para uma convivência saudável. Dentre as atividades propostas, roda de conversa, história, leitura Informativa e de imagem, músicas, vídeos, apresentação teatral e musical.

No Ceim Enock de Freitas, no bairro Juparanã, teve a apresentação do musical “A Princesa Diferente”, trabalhando conceitos de que as características que diferenciam uma pessoa da outra devem ser respeitadas, além de estimular o desenvolvimento, a criatividade e a linguagem.

As crianças que estão sem máscara nas fotos são menores de 2 anos e, conforme Portaria Conjunta Sesa/Sedu Nº 02-R de 29 de setembro de 2020, em seu artigo 14, não devem utilizá-las.