Escola do Juparanã implanta horta e pomar cultivados por alunos e servidores

O Ceim Enock de Freitas, no bairro Juparanã, ganhou uma horta e um pomar, na última etapa do projeto “Revitalização do Espaço Escolar”. Os alunos, com o auxílio dos servidores, cuidaram de todo o processo desde o preparo dos canteiros, adubação, plantio até chegar o período da colheita. Nesses espaços é possível encontrar temperos verdes, hortaliças, legumes e plantas medicinais, além de árvores frutíferas como o cacau, a goiaba, a acerola, o figo, a nêspera, o morango e o pé de cana.

A primeira etapa deste projeto se iniciou em 2020, com o paisagismo das áreas verdes e instalações de brinquedos feitos com pneus reciclados, como motos e pula-pulas (dentre outros), e a instalação de floreiras em forma de xícaras e roseiras, também confeccionadas com o pneu.

Pés de ipê também foram plantados e, no futuro, funcionará como cerca viva para arborizar e embelezar o pátio, além de diversas espécies de flores, bem como pintura de jogos, e a manutenção e os cuidados com o pátio, e a repaginação da Sala de Vivência.

A diretora Jucilene Fasolo Araujo comentou sobre a importância de replanejar o pátio externo da escola de uma forma diferente, de modo que atenda não somente as demandas pedagógicas, mas que seja um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, onde elas possam brincar, criar, recriar suas brincadeiras, encontrar soluções, sanar suas curiosidades, e que esteja feliz, auxiliando na construção da identidade, no crescimento social e emocional da criança.

“Um espaço, quando é bem planejado, organizado e gerido com sabedoria, abre as janelas para o pensamento e imaginação infantil, possibilitando a criatividade, a segurança, a autonomia da criança, oportunizando, assim, o seu crescimento, a sua socialização e a sua atuação no mundo”, disse a diretora, informando que o projeto se tornou uma prática didática na escola.

As crianças que estão sem máscara nas fotos são menores de 2 anos e, conforme Portaria Conjunta Sesa/Sedu Nº 02-R de 29 de setembro de 2020, em seu artigo 14, não devem utilizá-las.