Prefeitura de Linhares intensifica fiscalização e limpeza de pontos viciados de lixo

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), tem intensificado os serviços de remoção de lixo em pontos viciados de descarte irregular – apesar de toda mobilização do Município para manter o asseio das áreas urbanas, ainda há cidadãos que descartam os resíduos em locais indevidos.

Conforme a Semob, todos os dias, toneladas de lixo domiciliar, entulho e resíduos da construção civil são removidos de áreas onde há o serviço regular de coleta. Nesta quarta-feira (24), os trabalhos foram executados em pontos viciados na estrada que liga o fórum da cidade, no bairro Três Barras, ao Nova Betânia.

“Infelizmente, essa é uma região que constantemente nossas equipes têm de fazer a remoção de materiais como lixo domiciliar, entulhos e resíduos provenientes da construção civil. Outros bairros como São José, Santa Cruz e Lagoa Park também estão na lista de locais com mais pontos viciados no município. No bairro Três Barras, as equipes flagraram algumas pessoas e empresas descartando material de forma irregular. Na ocasião elas foram orientadas”, diz o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

E completa: “Pedimos à população que evite esses locais, pois o Município mantém o cronograma regular de limpeza, recolhimento de lixo e entulho, que atende toda sede de Linhares. Para que possamos eliminar os pontos viciados de lixo, precisamos da colaboração de todos”.

Fiscalização e multa

Além da intensificação dos trabalhos de remoção, a Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento Municipal de Fiscalização, tem instalado nos pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho, placas com aviso de que é proibido depositar resíduos naquele local. As placas têm aviso de multa e a legislação vigente, que inibe a prática indevida.

Regularmente, as equipes de fiscalização realizam ações de vistoria em áreas onde existem pontos viciados, terrenos baldios e em vias públicas – locais onde os resíduos são descartados irregularmente.

O cidadão flagrado ou identificado destinando entulho ou lixo doméstico em locais proibidos, é notificado e orientado a recolher o material. Caso não proceda com a recomendação, ele é multado em R$ 259,50. Se houver desrespeito a primeira multa, outra é aplicada no valor de R$ 1.297,50.

A prefeitura conta com o apoio da população para que mantenha o local limpo. Denúncias de descarte irregular de lixo e entulhos podem ser feitas no telefone 3371 3113.