Unidade de Saúde do Bairro Três Barras realiza Dia D do Novembro Azul

 A Unidade de Saúde do Bairro Três Barras realizou, na noite desta quinta (18), o Dia D da Campanha Novembro Azul. A programação “Agora é a vez dos homens” aconteceu na parte externa da unidade e no auditório.

O público masculino e seus familiares acompanharam palestras sobre a saúde do homem com o cardiologista Dário Santuchi, o uruologista Alex Sesana, o clínico geral Murilo Grassi Dadalto, o enfermeiro Aquiles Gomes Celino e a psicóloga Jamily Pratissoli.

 A quantidade de pessoas do sexo masculino que procuram as unidades ainda é bem menor. O homem continua muito resistente no cuidado com a saúde. A afirmação é do médico Dário Santuchi. Ele aconselha o homem a perder tabus e se cuidar mais. “Historicamente, o homem tem menos cuidado com prevenção. E precisamos passar a mensagem de que a prevenção é o mais importante da medicina, da saúde”, pontuou.

O cardiologista recomenda ao homem, basicamente, os seguintes cuidados: controlar o peso, cuidar da hipertensão e diabetes, ter uma atividade física, não fumar e não consumir bebida alcóolica.

Além das atividades especiais do Dia D do Novembro Azul, a Unidade do Bairro Três Barras colocou à disposição os seguintes serviços: aferição de pressão arterial; glicemia capilar; testagens rápidas para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis: HIV, Sífilis, hepatites B e C; e encaminhamento e orientação para exames de PSA (próstata).

 A ação contou também com a participação especial da Escola de Dança Unerê. O grupo fez a apresentação “Analogia da arte com as falas”.