Alunos da rede municipal de Linhares participam do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

Nesta quarta-feira (17/11) teve início nas escolas da rede pública municipal de Linhares as avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que acontecem em todo o Brasil. As provas são aplicadas aos alunos dos 5º anos e 9º anos do Ensino Fundamental e seguem até o dia 10 dezembro de forma escalonada para atender o revezamento das turmas.

Alunos do 5º ano, da Emef Talma Drumond Pestana, no bairro Palmital. A escola foi uma das primeiras a fazer a avaliação.

O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Este ano a avaliação seguirá os mesmos moldes de 2019. Haverá aplicação censitária nas escolas públicas para o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e para a 3ª e 4ª série do Ensino Médio. Essas mesmas etapas serão avaliadas em formato amostral, nas escolas privadas. Os estudantes responderão a um questionário e testes de Língua Portuguesa (Leitura) e Matemática.

A coordenadora do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação, Lazarela Guasti de Moura Renon, informou que o 2º ano do Ensino Fundamental será avaliado em formato amostral, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, haverá aplicação amostral de testes de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para os alunos do 9º ano. Professores e diretores também participarão da avaliação, por meio de questionários.

“A novidade de 2021 é a avaliação da Educação Infantil que será realizada de forma amostral, por meio de questionários aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa. No Saeb 2019, essa avaliação foi realizada como estudo-piloto”, explicou a coordenadora.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.