Oficinas de música da Prefeitura são palcos para futuros talentos em Linhares

Davi Campos, de 14 anos, que participa das aulas de teclado por meio das oficinas de música da Prefeitura de Linhares, está muito feliz com o retorno dos atendimentos e mantém vivo o sonho de ser um artista profissional como o seu ídolo e Rei do Forró Capixaba: Alemão do Forró. Com um olhar sempre atento no professor e nas teclas do instrumento, o adolescente busca aprender cada nota musical com muita perfeição.

Davi busca aprender cada nota musical com muita perfeição. Fotos: Felipe Tozatto.

“Sou apaixonado por forró e meu sonho é ser um fenômeno da música capixaba como o Alemão do Forró. Por isso, estou aproveitando o máximo das aulas para aprender tudo sobre teclado e o mundo da música. Estou muito feliz com o retorno das oficinas de música aqui no Cras, pois assim como eu, muitas crianças e adolescentes do município também sonham em ser um profissional da música”, disse Davi que é um dos assistidos do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Nova Esperança.

Já Allanis Caldeira Leite, de 17 anos, pontua que as oficinas de música são de extrema importância para promover aprendizado e bem-estar entre os participantes.  “A música ajuda a transformar a vida das pessoas. Depois que eu comecei a participar das aulas de violão, melhorei minha leitura e concentração, assim como minha respiração”, afirmou a assistida do CRAS Nova Esperança.

De acordo com Allanis que participa das aulas de violão, as oficinas de música são de extrema importância para promover aprendizado e bem-estar entre os participantes.

As oficinas de música acontecem em todos os sete CRAS da Prefeitura de Linhares, além da Casa de Acolhida “Peregrino São Francisco de Assis” e do Núcleo de Atendimento Socioeducativo (NASE). Por meio das oficinas, são oferecidas aulas gratuitas de violão, cavaquinho, percussão, teclado e flauta, além de aulas de canto.

“As oficinas musicais visam proporcionar o entendimento sobre a parte teórica da música, englobando as noções básicas de notas musicais, e conhecimentos sobre os instrumentos musicais. Além disso, é uma ferramenta muito importante para fortalecer os vínculos familiares entre os assistidos”, destacou o educador musical da Prefeitura de Linhares, Anderson Santana Santos. 

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, está muito satisfeita com o retorno das atividades. “Além de terem a oportunidade de aprender a tocar e cantar, e quem sabe se transformarem em futuros profissionais, os participantes das oficinas estão tendo conhecimento sobre as políticas de assistência social que são desenvolvidas pelo município, bem como a conscientização sobre seus direitos e deveres”, frisou a secretária.

Como participar das aulas?

Para participar das atividades, é necessário que o interessado tenha tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e que esteja inscrito em alguns dos serviços dos CRAS ou do CadÚnico.

As aulas são ministradas pela equipe de músicos da Prefeitura de Linhares. Os atendimentos seguem todos os protocolos em decorrência da pandemia.