Escola do Palmital realiza atividades sobre as contribuições da cultura africana na formação do Brasil

A Emef Talma Drumond Pestana, no bairro Palmital, segue até o dia 26 de novembro com o projeto “As Contribuições da Cultura Africana na formação do Brasil”, trabalhado na disciplina de Arte. O público-alvo são os alunos do 1º ao 5º ano.

O diretor Luiz Roberto da Cunha explicou que as atividades de conscientização dos alunos sobre o racismo são baseadas na discussão sobre a Lei 10.639/03 e nas reflexões dos textos propostos para cada série, além do trabalho de pesquisa individual sobre as personalidades afrodescendentes que sobressaíram nas sociedades e que fizeram, e fazem, História.

Dentre os conteúdos aplicados aos alunos estão: leitura e interpretação de textos correlatos ao tema; pesquisas; exposição de trabalhos artísticos realizados em sala; poemas, contos, músicas; confecção de mural a partir dos trabalhos de pesquisas; fotografias com pintura facial tribal a partir do uso dos meios tecnológicos; além de coreografia da música “Jerusalema” (Master KG).

“Com tudo isso, esperamos estimular a percepção, o respeito e a valorização das raízes africanas na formação do povo e da cultura brasileira, bem como, os avanços da luta contra o racismo e o preconceito que o país tanto sofre”, frisou a professora de Arte, Maria Aparecida Batista.