Vacina Sim: Secretaria de Saúde de Linhares reforça a importância da vacinação completa contra a Covid-19

Até agora, 94,14% da população vacinável acima de 12 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no município. Fotos: Secom/PML

Quem deixou passar o prazo para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para receber a imunização. A recomendação é da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares.

 As pessoas devem ficar atentas aos ciclos da vacinação ente a primeira e segunda doses. A aplicação da segunda dose deve respeitar o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde. O imunizante Astrazeneca tem o ciclo de 56 dias; a Coronavac, 28 dias); e a Pfizer, ciclo de 56 dias). Já a dose de reforço para as pessoas acima de 60 anos é aplicada quatro meses após a segunda dose.

A médica Ketoly Pascoal Colati, que atua na Unidade Sentinela, referência Covid-19 em Linhares, anexa ao Hospital Geral de Linhares (HGL), fala sobre a importância da imunização completa com as doses indicadas. “Não há tratamento precoce contra o coronavirus. Assim, a vacina é a única forma de prevenir a forma grave da doença. A vacina nos dá mais segurança”, reforça. Ela lembra ainda que as medidas de prevenção como o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos devem continuar.

O município chama a atenção também de quem está apto a receber a dose de reforço, terceira dose. Os idosos acima dos 60 anos e os pacientes imunossuprimidos devem ficar atentos aos prazos de imunização. Vale relembrar que a dose de reforço (D3) nos idosos acima dos 60 anos tem agora prazo de quatro meses após a segunda dose.

Oferta de vacinas

A aplicação da primeira dose continua em todas as unidades de saúde dos bairros e do interior. Os adolescentes–com e sem comorbidades – são vacinados com o imunizante da Pfizer, por enquanto o único autorizado pela Anvisa para aplicação em menores de 18 anos no Brasil.

Além dos adolescentes, a aplicação da primeira dose ocorre normalmente para a população acima dos 18 anos, assim como a segunda dose para quem precisa completar o esquema vacinal e a dose de reforço nos idosos acima dos 60 anos, nos profissionais de saúde e pacientes imunossuprimidos.

O município continua não aplicando, por enquanto, a vacina Pfizer em lugar da AstraZeneca na segunda dose. Quem tomou a AstraZeneca na primeira dose continua recebendo o mesmo imunizante. A Pfizer é utilizada para menores de 18 anos e acima de 12 anos, reforço em pessoas acima de 60 anos, profissionais de saúde, pacientes imunossuprimidos, grávidas e puérperas.

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

Horários

A vacinação ocorre em todas as unidades básicas de saúde dos bairros e interior. Quem precisar de horário estendido pode procurar as unidades dos bairros Planalto, Interlagos (Caic) _ foto, e Bebedouro, às segundas, terças e quartas. Nestes dias, essas unidades funcionam até as 8 da noite.

Para vacinação, as Unidades de Saúde de Linhares atendem de segunda a sexta, de 7 e meia da manhã às 16 horas.

Quem precisar de horário estendido pode procurar as unidades dos bairros Planalto, Interlagos (Caic), e Bebedouro, às segundas, terças e quartas. Nestes dias, essas unidades funcionam até as 8 da noite.

Números da vacinação em Linhares

Até agora, 94,14% da população vacinável acima de 12 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no município. O percentual acima de 18 anos chega a 96,4%. Os vacinados com a segunda dose alcançam 72,9%.

Linhares já aplicou 235.176 doses da vacina contra a Covid-19. Primeira dose: 134.850 pessoas; segunda dose: 93.116 vacinados. As doses de reforço (D3) foram aplicadas em 13.215 pessoas.  A Secretaria de Saúde lembra que os números da dose única são considerados para primeira e segunda doses.

A população vacinável em Linhares (acima de 12 anos), é de 143.236 pessoas. A referência é fornecida pelo Ministério da Saúde.