Vacina Sim: Secretaria de Saúde de Linhares reforça a importância da vacinação completa contra a Covid-19

Quem deixou passar o prazo para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para receber a imunização. A recomendação é da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares.
As pessoas devem ficar atentas aos ciclos da vacinação ente a primeira e segunda doses. A aplicação da segunda dose deve respeitar o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde. O imunizante Astrazeneca tem o ciclo de 56 dias; a Coronavac, 28 dias); e a Pfizer, ciclo de 56 dias). Já a dose de reforço para as pessoas acima de 60 anos é aplicada quatro meses após a segunda dose.
A médica Ketoly Pascoal Colati, que atua na Unidade Sentinela, referência Covid-19 em Linhares, anexa ao Hospital Geral de Linhares (HGL), fala sobre a importância da imunização completa com as doses indicadas. “Não há tratamento precoce contra o coronavirus. Assim, a vacina é a única forma de prevenir a forma grave da doença. A vacina nos dá mais segurança”, reforça. Ela lembra ainda que as medidas de prevenção como o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos devem continuar.
O município chama a atenção também de quem está apto a receber a dose de reforço, terceira dose. Os idosos acima dos 60 anos e os pacientes imunossuprimidos devem ficar atentos aos prazos de imunização. Vale relembrar que a dose de reforço (D3) nos idosos acima dos 60 anos tem agora prazo de quatro meses após a segunda dose.
Oferta de vacinas
A aplicação da primeira dose continua em todas as unidades de saúde dos bairros e do interior. Os adolescentes–com e sem comorbidades – são vacinados com o imunizante da Pfizer, por enquanto o único autorizado pela Anvisa para aplicação em menores de 18 anos no Brasil.
Além dos adolescentes, a aplicação da primeira dose ocorre normalmente para a população acima dos 18 anos, assim como a segunda dose para quem precisa completar o esquema vacinal e a dose de reforço nos idosos acima dos 60 anos, nos profissionais de saúde e pacientes imunossuprimidos.
O município continua não aplicando, por enquanto, a vacina Pfizer em lugar da AstraZeneca na segunda dose. Quem tomou a AstraZeneca na primeira dose continua recebendo o mesmo imunizante. A Pfizer é utilizada para menores de 18 anos e acima de 12 anos, reforço em pessoas acima de 60 anos, profissionais de saúde, pacientes imunossuprimidos, grávidas e puérperas.
Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.
Horários

Para vacinação, as Unidades de Saúde de Linhares atendem de segunda a sexta, de 7 e meia da manhã às 16 horas.
Quem precisar de horário estendido pode procurar as unidades dos bairros Planalto, Interlagos (Caic), e Bebedouro, às segundas, terças e quartas. Nestes dias, essas unidades funcionam até as 8 da noite.
Números da vacinação em Linhares
Até agora, 94,14% da população vacinável acima de 12 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no município. O percentual acima de 18 anos chega a 96,4%. Os vacinados com a segunda dose alcançam 72,9%.
Linhares já aplicou 235.176 doses da vacina contra a Covid-19. Primeira dose: 134.850 pessoas; segunda dose: 93.116 vacinados. As doses de reforço (D3) foram aplicadas em 13.215 pessoas. A Secretaria de Saúde lembra que os números da dose única são considerados para primeira e segunda doses.
A população vacinável em Linhares (acima de 12 anos), é de 143.236 pessoas. A referência é fornecida pelo Ministério da Saúde.