Alunos de escola do bairro Novo Horizonte são premiados em concurso cultural sobre cooperativismo do Sicoob

Alunos da Emef Jerônimo Monteiro, no bairro Novo Horizonte, foram premiados na etapa local do “Concurso Cultural Cooperativismo: uma forma de viver 2021”, uma iniciativa do Instituto Sicoob, com realização do Sicoob Leste Capixaba. O aluno Fernando Noimeke Feijó, do 5º ano, foi selecionado na Categoria Redação e, na Categoria Desenho, os alunos Lavínnia Souza de Jesus e Cássio Queiroz Marvila, do 3º ano. A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira (8/11).

O tema da redação do aluno Fernando Noimeke Feijó, de 11 anos, foi “Pé de moleque”, que explicou como foi produzido o texto. “A professora incentivou a turma a participar do concurso. Primeiro fui pesquisar o que era cooperativismo e como funcionava. Depois escolhi o tema pé de moleque, porque eu e meus amigos gostamos de comprar paçoca, daí surgiu a ideia. Estou muito feliz com a premiação e aprendi com o concurso que as pessoas se unem para ajudar a construir um mundo melhor”, explicou o aluno.

Equipe pedagógica da Emef Jerônimo Monteiro, representantes do Sicoob e da Secretaria de Educação de Linhares, com o aluno Fernando Noimeke Feijó, um dos premiados, e sua mãe, Michelle Alves Noimeke

O Concurso Cultural foi idealizado como ferramenta para difundir o conceito de Cooperação para estudantes do Ensino Fundamental I, de escolas públicas e privadas, para desenvolver cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres e que entendam a importância de fazer juntos e construir uma sociedade na qual ninguém é considerado inferior, independentemente de sua condição, em relação a sexo, idade, situação econômica, opção política, religião.

A diretora Patrícia Farage Fabrício comentou sobre a alegria da escola com a premiação dos alunos que agora vão concorrer a premiação regional, a ser realizada ainda em novembro.

“Sempre incentivamos nossos alunos a participar e os professores mais uma vez abraçaram o projeto. Os alunos gostaram da temática do concurso, entenderam a essência do cooperativismo, e os desenhos e a redação ficaram muito bem feitos. Sabemos da capacidade dos nossos alunos e quando recebemos a notícia foi um momento de muita alegria e orgulho”, pontuou a diretora.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, esteve na premiação e comentou que, apesar da pandemia, a rede municipal contou com mais de 1,8 mil alunos envolvidos no processo de aprendizagem, participando do concurso, superando os desafios diários e ainda ganhando prêmios.

“Isso é motivo de orgulho para nós, para as famílias e serve de exemplo para quem usa a pandemia como desculpa para não dar continuidade aos estudos. Sobre o tema do concurso, uma das lições que a pandemia nos trouxe foi a necessidade do trabalho de forma cooperada, pois precisamos uns dos outros. Quando as pessoas tiverem a consciência de que todos fazemos parte de um mundo que está totalmente integrado, à natureza, e a tudo que envolve o viver, que é preciso pensar no outro, juntos conseguiremos soluções mais eficientes e de longo prazo. Agradecemos a iniciativa e parceria do Sicoob e parabenizo todos os professores e equipes pedagógicas das escolas pelo incentivo e suporte aos nossos alunos no concurso”, disse a secretária.

O “Concurso Cultural Cooperativismo: uma forma de viver 2021” contou, na etapa local, com a participação de 3.026 alunos e 24 escolas de sete municípios: Marilândia, Rio Bananal, Sooretama, Aracruz, Ibiraçu, Fundão e Linhares. Em Linhares foram inscritos 1.807 alunos de 12 escolas da rede municipal de ensino.

Também estiveram presentes na cerimônia de premiação a coordenadora do Ensino Fundamental, Lazarela Guasti de Moura Renon, e a técnico pedagógico Evânia Maria De Angeli Pinto, da Secretaria Municipal de Educação.

PREMIAÇÕES:

Categoria Redação

Fernando Noimeke Feijo, 5º ano. Tema: Pé de moleque.

Categoria Desenho

Lavínnia Souza de Jesus, 3º ano. Tema: Planeta Cooperativismo

Cássio Queiroz Marvila, 3º ano. Tema: Cidade da Ajuda