Agentes de combate às endemias retomam as visitas no interior das residências em Linhares

Em decorrência da pandemia, eles realizavam as visitas apenas na parte externa dos imóveis. Fotos: Secom/Felipe Tozatto.

Linhares retomou na semana passada as visitas domiciliares dos agentes de endemias ao interior das residências, considerando a diminuição no índice de transmissão da Covid-19 e o avanço da vacinação, com 70% da população de Linhares imunizada. Em decorrência da pandemia, eles realizavam as visitas apenas na parte externa dos imóveis.

Os agentes de endemias realizam um trabalho educativo e preventivo nos domicílios contra as arboviroses (dengue, Zika e Chinkungunya), orientando sobre a vedação correta das caixas d’águas, os cuidados com possíveis criadouros, o descarte adequado para materiais de grande porte, entre outras ações.

Com o início da pandemia, em 2020, para proteger a população e os profissionais de endemias, as visitas domiciliares foram suspensas, seguindo as determinações dos órgão de saúde, e ficaram limitadas ao ambiente peridomiciliar, ou seja, no entorno das residências.

Agora, com a retomada das visitas dentro das casas, as atividades permanecerão seguindo os protocolos de higiene contra a Covid-19 exigidos em decreto, o que inclui o esquema completo da vacina contra a Covid-19, uso de máscaras e o distanciamento mínimo entre agentes e moradores.

De acordo com o último boletim epidemiológico de arboviroses, divulgado no último dia 3 de novembro, foram confirmados, do início do ano até agora, 2.931 mil casos de dengue, 62 casos de chikungunya, além de 5 casos de zika.