Novembro Azul: mês dedicado às ações de conscientização e prevenção das doenças prevalentes no homem

O mês de novembro está só começando, e é bom lembrar que ele é dedicado à campanha Novembro Azul, com o objetivo de alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde. A promoção, prevenção e o diagnóstico precoce ainda são os pontos mais importantes para o combate de todas as doenças prevalentes no homem, abordando a sua saúde integral em todas as especificidades, e não somente focada no câncer de próstata.

Conforme a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem estabelecida pelo Ministério da Saúde, os cuidados ao homem devem ser tratados de forma integral. Em Linhares, todas as 34 unidades de saúde estão aptas a receber o público masculino durante todo o ano.

O Município oferece continuadamente serviços voltados para essa população específica, como consultas médicas, vacinas, prevenção de diversos agravos, solicitação de exames laboratoriais e testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, prevenção em saúde bucal e dispensação de medicamentos, dentre outros serviços. Vale destacar a realização de oficinas temáticas e rodas de conversa abrangendo temas como planejamento familiar, grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista, entre outros. Caso as necessidades do usuário ultrapassem a esfera da atenção básica, o usuário é encaminhado para o Programa Municipal de Saúde do Homem.

Saúde do Homem

O Programa de Saúde do Homem, da prefeitura de Linhares, tem o objetivo de desenvolver ações mais focadas na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH), fortalecendo a prevenção de doenças e agravos previamente estabelecidos pela referida política, além da promoção da saúde masculina de modo geral.

O programa funciona no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), no bairro Colina. Os atendimentos com o médico urologista acontecem por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde.

Doenças

Entre as doenças que mais afetam a saúde do homem estão o câncer de próstata e as cardiovasculares.

Câncer de próstata

A obesidade, o estilo de vida e a incidência familiar hereditária são alguns fatores que se somam e podem levar a este tipo câncer. Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Os sintomas mais comuns são: vontade de urinar frequente, com dor ou ardor; fluxo urinário fraco ou interrompido; presença de sangue na urina e/ou no sêmen; impotência.

Infarto

A segunda maior causa de mortes entre os homens no Estado do Espírito Santo está relacionada às doenças do aparelho circulatório. De janeiro a agosto de 2021, foram registrados 551 óbitos; em 2020, foram 857; e em 2019, 832 óbitos. A maioria dos óbitos ocorreu entre homens na faixa etária de 50 a 59 anos.

O infarto é uma doença com causas multifatoriais, ou seja, múltiplas causas, entre elas estão: a hipertensão, diabetes, o tabagismo, colesterol e triglicerídeos elevados, vida sedentária e também o histórico familiar.

Levar uma vida com hábitos saudáveis de alimentação, prática de exercícios e cuidados é essencial. A mudança de estilo de vida é a principal atitude que o paciente pode tomar para se prevenir.