Secretaria promove capacitação dos servidores das Unidades de Saúde de Linhares

Os profissionais de todas as Unidades de Saúde do município de Linhares passaram por treinamento nesta quarta-feira (27). A capacitação oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde aos servidores médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e atendentes aconteceu em dois turnos, pela manhã e à tarde, no Teatro Nice Avanza, no Centro.  Foi aplicada a Oficina de Acolhimento e Classificação de Risco para a Atenção Primária de Saúde.

O objetivo é oferecer, cada vez mais, um atendimento de qualidade na rede pública de saúde em Linhares. A capacitação é para sensibilizar o acolhimento para que ele se torne, desta forma, uma prática na recepção ao usuário através de atitudes e comportamentos atenciosos em tempo integral.

“Buscamos uma responsabilização do cuidado pela resolutividade dos problemas e pelo aprimoramento do elo entre o profissional, o usuário e a comunidade”, explicaram as coordenadoras da Atenção Primária à Saúde Gabriella Campo Dallorto Siqueira, Kelly Roberta Azevedo e Lívia Teixeira.

Segundo elas, o treinamento traz outros conhecimentos aos profissionais de saúde que atuam diretamente na assistência. “Sabemos das dificuldades desses profissionais no dia a dia. Então, o intuito é realmente fortalece-los com novas ferramentas e estratégias para aplicarem nos processos de trabalho”, acrescentaram.

Os servidores acompanharam duas palestras. A especialista em saúde pública Marina Daleprane, do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, falou sobre Estratégias de Acolhimento. Em sua explanação, citou formas de aperfeiçoar o primeiro contato do usuário e a importância do envolvimento sempre de toda a equipe, entre outras abordagens. E a coach em gestão estratégica de pessoas Kelin Hummes palestrou sobre o Estímulo ao Atendimento Humanizado.

Durante o treinamento, foi apresentada ainda a peça teatral “A saga do acolhimento e classificação de risco de Maribel”. De forma lúdica, a encenação mostrou como não deve ser o atendimento inicial quando o paciente procura as Unidades de Saúde. Os próprios servidores da Secretaria de Saúde desempenharam o papel dos atores da apresentação.