terça-feira, 13 de maio de 2025
Notícias

Secretaria promove capacitação dos servidores das Unidades de Saúde de Linhares

Os profissionais de todas as Unidades de Saúde do município de Linhares passaram por treinamento nesta quarta-feira (27). A capacitação oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde aos servidores médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e atendentes aconteceu em dois turnos, pela manhã e à tarde, no Teatro Nice Avanza, no Centro.  Foi aplicada a Oficina de Acolhimento e Classificação de Risco para a Atenção Primária de Saúde.

O objetivo é oferecer, cada vez mais, um atendimento de qualidade na rede pública de saúde em Linhares. A capacitação é para sensibilizar o acolhimento para que ele se torne, desta forma, uma prática na recepção ao usuário através de atitudes e comportamentos atenciosos em tempo integral.

“Buscamos uma responsabilização do cuidado pela resolutividade dos problemas e pelo aprimoramento do elo entre o profissional, o usuário e a comunidade”, explicaram as coordenadoras da Atenção Primária à Saúde Gabriella Campo Dallorto Siqueira, Kelly Roberta Azevedo e Lívia Teixeira.

Segundo elas, o treinamento traz outros conhecimentos aos profissionais de saúde que atuam diretamente na assistência. “Sabemos das dificuldades desses profissionais no dia a dia. Então, o intuito é realmente fortalece-los com novas ferramentas e estratégias para aplicarem nos processos de trabalho”, acrescentaram.

Os servidores acompanharam duas palestras. A especialista em saúde pública Marina Daleprane, do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, falou sobre Estratégias de Acolhimento. Em sua explanação, citou formas de aperfeiçoar o primeiro contato do usuário e a importância do envolvimento sempre de toda a equipe, entre outras abordagens. E a coach em gestão estratégica de pessoas Kelin Hummes palestrou sobre o Estímulo ao Atendimento Humanizado.

Durante o treinamento, foi apresentada ainda a peça teatral “A saga do acolhimento e classificação de risco de Maribel”. De forma lúdica, a encenação mostrou como não deve ser o atendimento inicial quando o paciente procura as Unidades de Saúde. Os próprios servidores da Secretaria de Saúde desempenharam o papel dos atores da apresentação.