Estadual de canoa havaiana na Lagoa Nova movimenta a cadeia do turismo de Linhares

A primeira etapa do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana realizada no último final de semana na Lagoa Nova, em Linhares, movimentou a cadeia do turismo e apresentou aos capixabas as belezas do complexo lacustre do Município. Mais de 350 atletas entraram na água para a disputa da competição.

Mais de 350 atletas entraram na água para a disputa da competição. Fotos: Felipe Reis.

O campeonato foi disputado na modalidade Sprint, com distâncias de 500m, 1000m e 1500m, em canoas OC6, V1, OC1, OC2, V3 e V12, nas categorias masculino, feminino, mista, amador, júnior 19, open, master 40+, master 50+ e master 60+.

Para o atleta Carlos Segundo Aires que conquistou o primeiro lugar das categorias Master 500m e 1000m com a equipe do Vitória Va’a Clube, foi sensacional participatr da competição. “Linhares é uma cidade a nível internacional para receber este tipo de competição. Foi espetacular disputar com vários atletas do Estado. Fico feliz pela oportunidade e por incentivar os que estão começando na modalidade”, disse o atleta de 44 anos.

David Engel Júnior, de 52 anos, que integra a equipe do Independente Lagoa Nova, ficou satisfeito com o segundo lugar da categoria Catamarã. Ele destacou a importância de Linhares sediar um evento deste nível.

“É algo extraordinário receber um evento como este na cidade, uma vez que a canoa vem crescendo de forma gigantesca em todo país. Por isso, o campeonato vem para fortalecer e mostrar que Linhares tem grande potencial para receber competições aquáticas que vão do nível estadual até o internacional. Acredito que a partir deste evento o município vai entrar de vez na rota dos calendários esportivos mais importantes do Brasil. Eu e minha equipe estamos muitos felizes com o resultado. O evento foi muito bem organizado”, disse.

Para um dos organizadores do evento, Ramiro Helmer, a prova tem uma característica única no Espírito Santo e coloca Linhares no mapa de competições dessa modalidade. “Entregamos um evento pensando no atleta, mas sem esquecer do público. A recompensa veio com casa cheia, gente feliz e competição na água. Agradecemos a todos que confiaram e acreditaram em nosso trabalho”.

Para o prefeito de Linhares Guerino Zanon é uma honra poder incentivar a prática esportiva na cidade, e ver as lagoas do Município sendo potencializadas com um esporte que está crescendo cada vez mais em todo o Espírito Santo e no Brasil.

Ele pontua que o desenvolvimento de uma prática turística que tenha o esporte por base pode resultar em benefícios adicionais, com a possibilidade da expansão de eventos e atividades de lazer e turismo de bem-estar.

“Explorar o potencial de Linhares com consciência sustentável e cultural é uma grande oportunidade, que se desdobra para outros setores como o turismo, prática dos esportes aquáticos e promoção de eventos. A realização de etapa do estadual de canoa havaiana na Lagoa Nova é extremamente importante, principalmente para o desenvolvimento econômico, em um momento em que o município está se recupera dos impactos de uma pandemia”.

O prefeito destacou a atuação dos jovens empreendedores do Município, Ramiro Helmer e Eduardo Rocha pelo pioneirismo do esporte, a iniciativa junto à Federação Capixaba da modalidade e os servidores da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer pela atuação durante a etapa do estadual.

“Vamos continuar trabalhando para termos ainda mais competições em todas as nossas lagoas e avançando com muito trabalho e força de vontade destes jovens empreendedores e nossas equipes de servidores para transformar Linhares na capital dos esportes náuticos do Estado”, finalizou o prefeito.

“O evento vai em direção do que queremos fomentar como política pública de turismo. Além disso, a competição valoriza nossa característica de belas lagoas e também traz efetivamente pessoas de outras cidades para a nossa cidade. Não tem melhor forma de promoção do turismo”, destacou o diretor de Cultura e Turismo da Prefeitura de Linhares, José Augusto Muleta.

Muleta enfatizou que o evento proporcionou ao visitante conhecer como Linhares é bem estruturada e bela. “Nada melhor que conhecer de perto a cidade para divulgar bem aos amigos e familiares e assim fazer com que mais pessoas visitem nossa cidade. Dessa forma, a gente vem cumprindo com a nossa proposta de política pública de fomento de fluxo turístico”, ressaltou.

A segunda etapa do campeonato está programada para acontecer no próximo dia 21 de novembro em Vitória.