Concurso de Qualidade do Cacau de Linhares é destaque em revista conceituada sobre agronegócio no Brasil

O Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau, que chegou à sua 5ª edição este ano, foi destaque na Revista Agroanalysis, da Fundação Getúlio Vargas, um dos principais veículos de formação de opinião do agronegócio do país. Em reportagem intitulada “As novas faces do cacau”, o concurso é citado entre as iniciativas que reconhecem e incentivam a qualidade do fruto, na edição de outubro.

A revista pontua que “nos últimos anos, os concursos de qualidade do cacau vêm ganhando corpo nos estados produtores”, contando com a participação de mais produtores a cada edição e, aliados aos programas de incentivo e assistência técnica, têm estimulado a inovação por parte dos produtores. Destaca, ainda, que os concursos “têm um lado educativo e expõem ao público os trabalhos executados com criatividade nas fazendas” e que “as novidades proporcionam visibilidade e agregação de valor à medida que o produto se destaca no quesito da diferenciação”.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, destacou que desde 2017 o Município vem desenvolvendo ações efetivas para o setor cacaueiro que tem contribuído para a criação de um ciclo positivo para o produtor melhorar suas práticas e renovar a lavoura cacaueira.

“Linhares torna-se referência nacional pelo trabalho dos produtores e instituições parceiras de um programa integrado desenvolvido pela administração municipal que já distribuiu 60 mil mudas e distribuirá outras 50 mil a partir de janeiro, via subsídio ao produtor que receberá também assistência técnica. Outro importante passo dado no setor foi a criação do Fundo do Cacau, que é para onde vai o valor pago pelo produtor nas mudas adquiridas no Programa Municipal de Revitalização da Cultura do Cacau”, explicou o secretário.

Na reportagem, o vencedor da 5ª edição do concurso, na Categoria Linhares, Emir de Macedo G. Filho, destacou que: “somos muito eficientes da porteira para dentro, mas precisamos realçar mais o nosso cacau da porteira para fora. Esses eventos cumprem esse papel especial, pois servem como uma vitrine atraente para os consumidores enxergarem o que realmente fazemos”, falou.