Therezinha Durão Costa é homenageada com nome de escola em Linhares

Foto arquivo pessoal da família

O Centro de Educação Infantil Municipal, localizado no bairro Três Barras, recebe o nome de Ceim Therezinha Durão Costa, em homenagem à linharense que dedicou sua vida à Educação e a História de Linhares. Dentre suas contribuições ao Município, Therezinha foi a primeira professora a trabalhar com deficiência intelectual na Escola Bartouvino Costa e foi uma das fundadoras da Associação Pestalozzi de Linhares e da Seccional Regional do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges).

A professora Therezinha fundou o Jardim de Infância Santa Terezinha, primeira escola de Educação Infantil de Linhares, e teve Dulce Campos Pestana, a Tia Dulce, como sua auxiliar. Dirigiu o Jardim de Infância Menino Jesus, da rede municipal, e o Santa Terezinha, da rede estadual.

Preocupada com a redução do preconceito e socialização de seus alunos, propiciava oportunidades para que convivessem com outras pessoas. Por motivos de saúde teve que se afastar da regência de sala de aula em 1974, mas a paraplegia nunca a impediu de lutar em prol de seus ideais.

Nascida em Linhares, no dia 23 de abril de 1938, é filha de Waldir Durão e Diva Pestana Durão. Teve três filhos: Maria Thereza (Teca), Francisco de Paula (Chico) e Atahualpa (Branco).

“Estamos muito felizes com essa homenagem, pelo reconhecimento do trabalho dela. Mamãe sempre foi muito voltada às causas sociais e nunca mediu esforços para ajudar ao próximo. A vida dela na educação foi dedicada à rede pública”, disse Maria Thereza Costa Guimarães e Souza, conhecida por Teca, uma de suas filhas.

É autora do livro “Resenhas: Linhares Futebol”, publicado em 2001, no qual resgata a memória, as histórias e as anedotas do esporte linharense. É co-autora com Maria Lúcia Zunti, Patrick Mario Calmon Holliday e Arlêne Campos do livro “Guia Histórico e Geográfico das Ruas de Linhares”, lançado em 1995. Faleceu em Linhares no dia 26 de julho de 2021, devido complicações cardíacas.

“Therezinha deixou um legado importante com sua trajetória, um exemplo de vida na área da Educação e uma mulher muito engajada às causas sociais no Município, além de ter contribuído no resgate à história e cultura de Linhares”, disse o prefeito Guerino Zanon. 

Sobre o Ceim Três Barras

A escola, que já conta com 151 crianças matriculadas, com idades entre 1 e 5 anos, tem capacidade para atender mais 225, totalizando 376 alunos.