Vacina Sim: Linhares já aplicou mais de 200 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Nesta terça-feira (5), Linhares alcançou a marca de 201.451 doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19. Do total de vacinados, 122.482 receberam a primeira dose e outras 70.381 pessoas a segunda dose e mais 5.525 pessoas, a dose única, além de 3.062 doses de reforço (D3).

Os números apontam que 93,3% da população inicialmente classificável para a vacinação recebeu ao menos uma dose e 60% está com a proteção completa, isto é, já recebeu as duas doses. O Município também aplica a dose de reforço na população acima dos 60 anos e nos profissionais de saúde.

A população vacinável do Município, de acordo com o Ministério da Saúde, é de 127.008 pessoas.

Vacinação para outros públicos

A aplicação da primeira dose continua em todas as unidades de saúdfe dos bairros e do interior. Os adolescentes – com e sem comorbidades – são vacinados com o imunizante da Pfizer, por enquanto o único autorizado pela Anvisa para aplicação em menores de 18 anos no Brasil.

Além dos adolescentes, a aplicação da primeira dose ocorre normalmente para a população acima dos 18 anos, assim como a segunda dose para quem precisa completar o esquema vacinal e a dose de reforço nos idosos acima dos 60 anos, nos profissionais de saúde e pacientes imunossuprimidos.

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

A aplicação da segunda dose deve respeitar o intervalo preocnizado pelo Ministério da Saúde. O imunizante Astrazeneca (ciclo de 70 dias), Coronavac (ciclo de 28 dias) e Pfizer (ciclo de 60 dias), além da dose de reforço (D3) nos idosos acima dos 60 anos com prazo de cinco meses da segunda dose.

A imunização de grávidas e puérperas com o imunizante Pfizer também é feita em todas as unidades de saúde dos bairros e interior.