Obras recuperam sistema de esgotamento sanitário no bairro São José

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Linhares tem investido na recuperação do sistema de esgotamento sanitário do bairro São José. O projeto contempla a construção de 369 metros de Emissário Rio Doce, incluindo ligações domiciliares; construção de duas Estações Elevatórias de Esgoto Bruto (EEEB); construção de 420 metros de rede de recalque, e substituição de 270 metros de rede coletora de esgoto.

As obras, que seguem a todo vapor, visam o tratamento correto da carga orgânica in natura produzida nas residências, que, atualmente, é lançada clandestinamente na lagoa do bairro; bem como a valorização dos imóveis.

“O projeto tem a finalidade de controlar o lançamento irregular de resíduos nos cursos hídricos e, consequentemente, a contaminação da água. São investimentos que, a médio e longo prazo, proporcionarão grandes benefícios à saúde pública e à vida coletiva no município”, destaca o diretor do SAAE, Waldiney Siqueira.

Esgoto clandestino

Em um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam) e o Saae, foram identificadas inúmeras ligações clandestinas de esgoto em imóveis localizados nas proximidades das lagoas urbanas do município.

E para reduzir os efeitos do lançamento irregular de esgoto nos mananciais, no ano passado, a autarquia realizou 700 ligações de esgoto no município, além de 956 ligações de água. O trabalho continua, além de ações de conscientização junto às comunidades.

Por se tratar de crime ambiental, o lançamento de esgoto irregular em rios e lagoas pode acarretar multa de até R$ 10 mil ao proprietário do imóvel.