Setembro Azul e Verde reafirmam direitos das pessoas surdas e com deficiência em Linhares

O mês de setembro é marcado por diversas cores, entre elas o Azul que abrange o Dia Mundial das Línguas de Sinais (10/9), o Dia Nacional da Pessoa Surda (26/9) e o Dia Internacional da Pessoa Surda (30/9), e o Verde, que lembra a importância da inclusão e da garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Em Linhares, escolas desenvolveram diversas atividades durante o mês que reforçam a importância de conscientização sobre acessibilidade, visibilidade e inclusão.

Ao todo, o Município conta com 746 estudantes com deficiência matriculados na rede municipal, desse total 25 alunos são surdos e todos contam com professor bilíngue ou intérprete de Libras. Os estudantes com deficiência visual são acompanhados por estagiários e por uma profissional especializada em Braille na Sala de Recursos.

Os alunos surdos estudam no CMEIEF Alcides Marinato, nas Emefs Ângelo Recla, Antônio Fernandes de Almeida, Cid Adalberto dos Reis, Dinorah A. Rodrigues, Professora Efigênia Sizenando e Samuel Batista Cruz (Caic), e na EMEFM Marília de Rezende S. Coutinho.

Além da sala de aula regular, os alunos surdos têm a possibilidade de frequentar no contraturno escolar a Sala de Recursos que fica localizada na Emef Cid Adalberto dos Reis, no bairro Juparanã. Lá, são atendidos hoje 15 estudantes e é um espaço destinado à realização de atividades lúdicas que favoreçam o desenvolvimento das funções executivas, sendo um complemento estratégico dos conteúdos trabalhados na sala de aula comum. No local também são abordados temas como os direitos e deveres, lições de cidadania e perspectivas para o futuro.

Todas as escolas de Ensino Fundamental possuem Sala de Recursos e a Educação Infantil conta com outras seis. Mas, a Emef Samuel Batista Cruz (Caic) é a referência para os estudantes com deficiência visual, onde aprendem a ler e escrever (Braille), sobre mobilidade e Atividades de Vida Diária (AVD), este último que ensina dentre outras questões a criança usar os talheres e se alimentar com autonomia. No local, os alunos também recebem apoio das atividades do ensino regular. Na sala de aula, o deficiente visual é acompanhado por um estagiário e no contraturno escolar, no Caic, por uma profissional da área.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, destacou que o município sempre teve um carinho muito especial por essa modalidade da educação, investindo, sem restrições, em tudo que é necessário para dar um melhor atendimento aos estudantes. “Contamos também com uma equipe altamente comprometida não somente com os alunos, mas seus familiares, formadores e profissionais que acompanham essas crianças, o que faz com que os diferenciam e o desenvolvimento deles seja muito grande”, frisou Maria Olímpia.

Ações nas escolas

Foram várias as ações realizadas nas escolas da rede municipal como palestras, confecção de murais, dinâmicas e oficinas sobre a temática.

A Emef Dinorah A. Rodrigues, no bairro São José, em celebração ao mês de Setembro Azul recebeu a professora surda Renata Bustamante que explanou aos alunos dos turnos matutino e vespertino sobre surdez e suas potencialidades, juntamente à professora regente, que é referência na comunidade surda linharense, Katiuscia Barbosa Olmo, que recentemente publicou um livro sobre essa trajetória da Educação Bilíngue em Linhares. A iniciativa teve por objetivo transformar realidades, inibir o bullying e outras situações. Um livreto com explicações do tema e alfabeto manual foi entregue aos alunos.

Na Emef Professora Efigênia Sizenando, no Córrego Farias, a professora intérprete da escola, Maria Auxiliadora Gomes, junto aos professores instrutores do Centro de Formação, da Secretaria Municipal de Educação, Cláudio Roberto Eça da Silva e Wandercleison Silveira Machado, ministraram aos alunos sobre as dificuldades, conquistas e a importância do processo de escolarização e da sensibilidade quanto à inclusão do aluno surdo no ambiente escolar. A unidade de ensino também firmou neste mês, parceria com o Núcleo de Psicologia, da Faculdade Pitágoras Linhares, para atendimento da parte emocional do aluno surdo.

No Ceim Jocafe, no bairro Santa Cruz, seguindo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), todos os servidores da unidade de ensino participaram do projeto “Inclusão no chão da Escola”, com a realização de palestra, oficinas e dinâmicas, ministradas pelas pedagogas da Secretaria Municipal de Educação Jaqueline Duque e Emiliane Magri da Silva, do setor de Educação Especial, aliando teoria à prática, assuntos como legislação e ambiente escolar com crianças com deficiência.

“A força de um movimento em direção a um objetivo só acontece quando muitas mãos se unem para colocar a mão na massa. A proatividade e competência dos nossos profissionais em prol dos estudantes com deficiência e, por uma sociedade mais justa e igualitária, com certeza é o que nos move no sentido de fazer sempre mais e da melhor maneira possível. Sinto orgulho de fazer parte dessa equipe que é a rede municipal de ensino de Linhares”, disse Jaqueline Duque.