Prefeitura de Linhares reabrirá barra sul da Foz do Rio Doce em Regência

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, abrirá um canal na barra sul da foz do Rio Doce, fechada recentemente por conta da longa estiagem. A obra é permitida por instrução normativa do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) que limita a abertura a 100 metros de comprimento, 5 de largura e 1,5 de profundidade.

A baixa do nível do Rio Doce tem criado obstáculos ao trabalho dos pescadores de Povoação e Regência, no litoral de Linhares. Está difícil chegar de barco ao mar, de onde os pescadores locais tiram seu sustento, já que a foz do rio está ficando cada dia mais estreita e rasa. Uma das saídas da foz, na margem sul, chegou a se fechar nos últimos meses.

Em busca de uma solução para o problema, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) convocou uma reunião entre a Prefeitura de Linhares, Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (Agerh), Comitê de Bacias Hidrográficas Pontões e Lagoas do Rio Doce e pescadores da região.

No encontro, o oceanógrafo do Iema, Pablo Merlo Prata, explicou que, provavelmente, o fechamento da barra sul do Rio Doce tem ligação com a enchente que aconteceu na região no fim de 2013.

Segundo ele, o fenômeno de dois anos atrás trouxe muita areia para a foz do rio. A baixa da vazão por conta da estiagem faz com que o mar tenha mais força que o rio na foz, o que permite que o oceano jogue areia de volta ao continente sem a resistência da água doce, fechando a barra.

Ainda de acordo com o oceanógrafo, a solução definitiva para o problema só deve vir quando a seca passar e a vazão normal do Rio Doce reabrir a foz por completo. No entanto, é possível ajudar os pescadores abrindo um canal na margem sul da foz.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares aguarda apenas uma nota técnica da Agência Nacional de Águas (ANA), do Iema e da Agerh para iniciar a obra. Segundo o secretário de Meio Ambiente Rodrigo Paneto, caso a seca persista, será apresentado ao Iema projeto para a abertura de outro canal, este, por sua vez, na barra norte do rio.

"A abertura da foz possibilita aos pescadores o retorno ao trabalho, já que a barra fechada dificulta a pesca. No entanto, vale ressaltar que é uma medida emergencial que não resolve o problema em definitivo, tendo em vista que, segundos os estudos técnicos, o baixo volume de água do Rio Doce permanecerá por mais alguns meses", disse o secretário Rodrigo Paneto.

Informações à Imprensa:
Secom | secom@linhares.es.gov.br
Telefones: 3372-1853 e 3372-1829