Obras de revitalização e esgotamento sanitário avançam na Linha Verde

Um dos principais espaços de preservação ambiental na área urbana do município, a Linha Verde tem recebido diversas intervenções, que visam à revitalização do seu entorno e a implantação do novo sistema de esgotamento sanitário, que pretende recuperar a qualidade das águas da lagoa.

No local já foram removidos o antigo cercamento de eucalipto e palmeiras com riscos de queda, além do pavimento de blocos de concreto. No momento, escavações são realizadas para passagem da nova rede condutora de esgoto sanitário, que propiciará o controle da carga orgânica final direcionada aos cursos hídricos, mitigando o lançamento clandestino de resíduos e a contaminação da água.

O projeto de revitalização da Linha Verde foi subdividido em dois trechos. O primeiro está situado entre os bairros Lagoa do Meio, Palmital e Jardim Laguna, e compreende uma área de 2.170 mil metros de extensão; enquanto o segundo trecho, de 2.665 mil metros de extensão, passa pelos bairros José Rodrigues Maciel e Interlagos.

As obras incluem a recuperação e substituição do pavimento existente por concreto betuminoso; limpeza da rede de drenagem pluvial; reparo, remoção e reassentamento de meio-fio; remoção e implantação de novas cercas com eucalipto tratado; paisagismo com substituição de palmeiras; implantação de sinalização vertical e iluminação com luminárias de LED.

Já o projeto da nova rede coletora compreende a implantação do sistema de esgotamento sanitário, de 200mm de diâmetro e de 150mm, e a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB).