Vacinação antirrábica acontece nesta semana nos sítios e fazendas das regiões de Rio Quartel, Degredo e Povoação

Desde o início da campanha, já foram vacinados mais de 10,5 mil animais

Nesta semana, as equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde, estarão nos sítios e fazendas das regiões de Rio Quartel, Degredo e Povoação para realizar a vacinação de cães e gatos contra a raiva animal. Desde o início da campanha, já foram vacinados mais de 10,5 mil animais. A vacina contra a raiva é dose única e tem validade de um ano.

Desde o início da campanha, já foram vacinados mais de 10,5 mil animais. Foto: Divulgação.

De acordo com o assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, a meta é vacinar 13 mil cães e gatos até o próximo dia 23 de outubro. “Nossas equipes já imunizaram mais de 80% dos animais da zona rural e estamos muito perto de alcançar a nossa meta de vacinação. Nosso objetivo é proteger os cães e gatos contra a raiva animal e, consequentemente, a raiva humana”, pontuou.

Lubiana ainda reforça que, o Dia D de Vacinação contra a doença está previsto o próximo dia 23 de outubro, e acontece nos postos de vacinação dos bairros. Na ocasião, devem ser imunizados cerca de 30 mil animais, entre cães e gatos no interior e na zona urbana do município.

São vacinados cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. As fêmeas, que estejam prenhes ou amamentando, também podem ser vacinadas. Os proprietários devem apresentar carteira de vacinação e caso não tenham, receberão uma no ato da vacinação. Animais doentes ou em tratamento não devem ser vacinados, podendo assim receber a vacina quando encerrar o tratamento.

Vacinação na sede

Moradores da sede do município, que pretendem imunizar seu animal de estimação, podem se dirigir à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), no bairro Três Barras. O atendimento acontece de terça a quinta-feira, das 7h30 às 16 horas. Não é mais necessário realizar agendamento. No local, é obrigatório o uso de máscara.